Curva ABC e Diagrama de Pareto Excel

Curva ABC e Diagrama de Pareto Excel Olá bem-vindo a mais esse vídeo do guia do Excel Sou professor e consultor Marcos Ripper e nesse vídeo vou mostrar para vocês como criar esse gráfico que é também chamado de gráfico 80/20 um diagrama de Pareto gráfico curva ABC onde a gente vai focar Então os nossos esforços naqueles itens que são mais importantes seja questão de custos seja questão de lucro cliente maiores clientes maiores fornecedores problemas de um 5w2h ou ainda outras informações como por exemplo análise de estoque.

Curva ABC e Diagrama de Pareto Excel

Então esse gráfico ele é muito útil muito interessante eu vou mostrar para vocês como fazer esse gráfico dinâmico esse fundo que você viu ali no gráfico dinâmico onde você muda o abc automaticamente ele vai lá e se ajusta automaticamente também várias informações que eu adicionei aqui nesse gráfico é um gráfico bem interessante que nós vamos montar primeiro eu vou montar de uma forma básica mostrando para você que tá precisando apenas de uma forma rápida e depois você vai mostrar então uma bem mais avançada que esse gráfico está gratuito aqui.

Embaixo a planilha gratuita é só clicar aqui embaixo Baixa ela gratuitamente inclusive Baixa ela até para você acompanhar a explicação daí você olha a explicação Faz junto comigo e depois basicamente você só vai altera os dados ele já tá pronto OK então Além disso também peço que você deixe seu like se inscreva no canal nós temos novos vídeos como esse pelo menos toda terça e todo sábado seu like sua inscrição é muito importante para nós tá então insisto para você deixe seu like tá tem muita gente que vai assistir o vídeo e não.

Marca acaba não se inscrevendo acaba não deixando o like Lembrando que assim sempre faz muito material com qualidade para vocês e também com muitas coisas gratuitas planejas prontas gratuitas para você então fique ligado porque não custa nada se inscreve ali nos ajuda bastante também Além disso é completo uma formação profissional voltada para o mercado de trabalho voltada para você então sem um profissional gabaritado Excel que vai desde que seu básico até a programação VBA então muito além do que você vê nos nossos vídeos aqui você vê no nosso.

Curso são mais de 114 horas e vídeo no momento nove cursos seu básico avançado matrizes Power Perry Power dashboards são cursos separados que você vai ter um diploma para cada um certificado para cada um deles quando você conclui eles tá bom ele tá ainda em promoção tá vai ficar em promoção aqui por um tempo e depois ele vai voltar o preço normal mas você eu recomendo você dá uma olhadinha nele que ele tem promoção até segunda agora tá vai estar no preço super especial e depois ele.

Volta ao normal vai aumentar um pouquinho mas também nada demais mas eu recomendo Mais uma vez você dá uma olhada clica ali porque o preço tá super especial em 10 vezes sem juros sempre Ok então elas recados vamos ao nosso vídeo Então vamos fazer aqui a nossa curva BC ou diagrama de palito então vejam só eu vou fazer duas formas essa forma é uma forma mais prática mais rápida que eu vou mostrar para você aqui é mas também.

Não é a mais versátil que vai te dar a melhor visualização de dados da minha opinião mas eu vou mostrar para você aqui então então você vai selecionar a primeira coisa você precisa pelo diagrama de Pareto você precisa colocar uma lista tá com o nome dos clientes com os dados de estoque pode ser também para classificação por exemplo de problemas em alta e Desk para ver quais você vai atacar primeiro é para priorização de dados Quem são os nossos principais.

Clientes quem são os nossos principais produtos quais são os produtos que tem mais custo Quais são os nossos maiores cursos que nós temos então esses dados esses a gente tem que atacar mais são aqueles que vão estar no ar no B fica em segundo e você fica em terceiro que são aqueles que você não tá maior quantidade mais espalhados Então veja só aqui nós temos uma base onde nós temos os clientes o nome dos clientes e o valor só isso que você precisa uma lista com uma coluna que você tem os nomes o nome deles que.

Define eles e aqui no lado o valor deles coloque em ordem ascendente tá então você vai colocar ele assim ó descendente na verdade do Menor do maior para o menor vai ficar assim seleciona tudo seleciona esses dados aqui você vai clicar em inserir e aqui você vai selecionar então histograma diagrama de parede Tá ali tá então você vai selecionar ele ele já vai montar para você automaticamente pronto tá aqui tá feito tá essa é a forma mais rápida que você tem para fazer isso como você.

Pode notar os principais vão estar aqui no comecinho 6.600 6.200 5650 Então você já consegue analisar que esses aqui são os principais tá e aqui você vê nessa curva aqui que a curva ABC você vai notar quanto por cento aquele tanto representa por exemplo até aqui até o terceiro você tem 40% do teu faturamento três clientes representam 40% do teu faturamento então esses três.

Clientes obviamente eles têm que ser tratados com muito cuidado para você não perder eles de repente você vai passar para os melhores vendedores vai passar ele para dar prêmios para eles alguma coisa assim tratar de uma forma diferente quem sabe então e esses outros por exemplo você pode ir colocando para as outras faixas né então você pode trabalhar aqui com os principais depois você vê pela classificação b e depois para classificação ser que você vai ver eles diminuindo ali então os totais Tá.

Bom então você vai ver eles aqui lembrando que esse aqui é o gráfico percentual Então esse aqui é o gráfico de valor você sabe o valor deles aqui ó quando para em cima 1390 já sabe então e aqui percentualmente então até aqui por exemplo você tem 60% deles ó até aqui até aqui você tem 60% um dois três quatro cinco tanto aqui os sete são os principais problemas cursos fornecedores clientes que você deve tomar mais cuidado muito bem agora vamos fazer de uma outra forma que eu jogo mais.

Veja Também:

    Interessante Então isso aqui é forma rápida de você fazer se era só isso que você queria tá pronto Agora vamos fazer

    De uma forma mais interessante tá essa aqui que pode trabalhar com mais dados você vai ter a classificação para saber numa tabela dizendo Qual é a classificação desse cliente então por exemplo esse cliente é a Então vai aparecer aqui cliente a esse cliente é b vai aparecer a classificação b o acumulado percentual acumulado de valor a separação e o gráfico vai ficar muito mais interessante também Como eu vou mostrar agora então agora vamos.

    Preencher algumas colunas nessa primeira coluna Então como você pode notar entender aqui então nós temos o produto né ou o produto ou o cliente seja o que for você coloca aqui nesse campo e aqui o valor você vai colocar então o valor de cada um deles em ordem do maior para o menor tá descendente então e aqui nós acumulado dele Quanto que é cada um desses acumulando então aqui os dois da mil 12 mil depois você vem aqui 18 mil por aí então como é que a gente faz isso você vai fazer assim igual soma abre parênteses eu vou clicar no primeiro que.

    Eu tenho aqui Você vai clicar F4 e dois pontos de novo tá clicando F4 só no primeiro e daí você vai marcar só esse aqui como F4 e esse que você vai deixar solto o que vai fazer com que quando a gente arrastar esses dados somente o C8 que é o final da nossa soma vai ser alterado fechem pronto clica duas vezes e tá ali ó e tá somando agora mudando apenas o último Então indo do primeiro que tá travado até aquele ponto que nós temos ali tá então tá feito aí a nossa.

    Soma acumulada dos dados Então até aqui tem 12 por aí vai a gente vai precisar disso tudo para o gráfico depois e também para você analisar esses dados então tipo a gente até aqui a gente tem 21 mil nosso faturamento que no total ele é de 64 mil então quase 30% você tem aqui só até aqui né então é isso então agora vamos continuar agora eu vou perguntar aqui no percentual do valor quanto que esse valor representa do total quanto que esse valor aqui representa do total do valor que a gente tem aqui então quanto que é esse aqui.

    Representa o total então vou fazer assim ó igual C8 vou selecionar esse dividido por soma abre parênteses e agora sim eu tenho que selecionar todos os dados contra o shift certo para baixo tá aqui em cima ó os dados F4 F4 trava tudo tá trava todos os dados que a gente tem aqui fecha parênteses Então é isso que a gente tem clique em salvar e agora vai dar 10,29% é só esse cliente aqui só esse produto clica aqui copia contra o.

    Certo para baixo e aqui eu vou colocar então ctrl v direto e agora a gente tem 10,29,56 quanto que ele representa o total só até aqui tem quase 30% do nosso faturamento tá E aqui para baixo no final Você nota que então tem uns que são ocorros quase nada né de valor então a gente tem eles aqui embaixo tá bom além disso agora a gente vai fazer um percentual acumulado para a gente saber exatamente isso que eu tô fazendo manualmente ó 28 48 eu vou ter Então.

    Esse Total acumulado a soma igual a essa do acumulado só que usando o percentual valor então vou fazer assim igual soma abre parênteses seleciona o primeiro então dois pontos e ele já vai fazer assim trava somente o primeiro aqui G8 né e fecha parênteses 29 clico duas vezes e agora a gente tem o total acumulado também do percentual para a gente saber até aquele ponto Quantos por cento a gente tem na nossa lista.

    Ok então até essa parte tá pronto Agora a gente vai seguir então para fazer as outras preencher a quantidade separação categoria E principalmente a classificação onde a gente vai dizer se ele tá na faixa do ato na faixa do Beta na faixa do C E por aí vai agora nós vamos preencher a nossa tabela auxiliar essa tabela auxiliar ela vai ter então o percentual quanto por exemplo do percentualmente de quantidade não de valor isso é importante de citar quanto percentual de 20% de pessoas que a gente tem ali clientes estoque fornecedores seja o que for a gente tem.

    De quantidade deles então quanto que a gente tem aqui por exemplo né aqui no total a gente tem 19 Mas aqui tem 19 tem 89 ó Então vai dar 89 20% vai dar ali uns 19 uns 18 tá então esse valor aqui que a gente vai calcular nesse momento que a gente vai preencher para depois a gente utilizar ele pela classificação para dizer quem é a quem é b Quem é você então fazer assim você vai usar a fórmula seguinte você botar assim ó igual Vou botar aqui deixa eu tirar igual e agora vou voltar com ti ponto novo abre parênteses então eu vou contar.

    Quantos números eu tenho aqui vou pegar a partir desse valor que eu tenho aqui tá vou dar um F4 aqui em cima quantidade

    Então vai contar aqui tem 89 Tá e agora eu vou fazer assim ó igual vezes toma abre parênteses desse valor que a gente tem aqui de novo vou apertar aqui dá um dois pontos e vou travar apenas a primeira célula e pronto fechei ela aqui tá ele enter e vai aparecer ali o total Aqui tem uma questão né de percentual.

    Tem questão de arredondamento então eu vou colocar aqui ó tá percebendo que tem arredondamento então eu vou botar aqui na frente a Rede abre parênteses para arredondar para zero então caso desse mais tá se você quiser ver melhor você pode também dar o alt entre ver como é que tá o cálculo Assim fica melhor para você ler tá bom tanto assim ó para dar um Altinho entre daí você tem lisidentados aqui os dados as partes da Fórmula primeiro conta a quantidade depois Multiplica pelo percentual que vai ser somando então 20 depois 50.

    Depois 100 vou dar um enter aqui tem 18 itens vou diminuir aqui tem 18 itens na classificação a vou puxar para baixo você vai ter até o 45 do 18 ao 45 vai ser classificação b e do 45 a 89 vai ser então a classificação C totalizando Claro os 89 que a gente tem ali então muito bem então a gente vai continuar agora vamos pegar aqui o maior valor que a gente tem dentro dessa lista Então dentro dessa lista Qual é o maior.

    Valor que a gente tem até a posição de número 18 né É isso que a gente precisa saber então primeiro a gente precisa saber a primeira posição que a gente vai pegar do maior aí depois a posição 19 né a próxima desse aqui para receber onde ele começa esse outro item aqui e depois a última então eu vou botar assim ó maior vou fazer a função maior igual maior abre parênteses Qual é o maior valor que nós temos eu vou pegar.

    Então a partir da coluna C vou vir aqui F4 voltar para cá ponto e vírgula 1 porque eu quero o primeiro maior valor Primeiro vai maior valor vai dar 6.684 a gente vai usar isso aí depois na classificação Como eu disse antes muito bem feito aqui a gente vai fazer agora esse próximo que vai ser esse p8 que a gente tem aqui mais um Então vai ser assim ó maior Deixa eu botar tudo isso alinhado fica melhor para a gente ler maior abre parênteses e agora eu vou selecionar então Aquela nossa lista de novo pegar Nossa lista aqui de dados F4.

    Ponto e vírgula 18 + 1 certo que é o item obviamente acima ali que a gente tem então vai pegar a partir do 19 qual é o décimo nono item maior Então vou vir aqui 947 se eu pegar os itens aqui ó você vai notar aqui ó até aqui tem 18 então 19 é 947 Então é isso que a gente quer porque a partir daqui vai ser classificação b a partir e aqui para cima vai ser classificação a gente for usar o nosso.

    Próprio para achar esses dados para preencher esses dados e que o último aceita é um 328 que vai ser 45 mais um 46 então que vai pegar o quadragésimo sexto item e vai preenchê-lo aqui também perfeito Então a gente tem aqui os valores e quantidade e tem também a questões dos valores e quantidades Ok em seguida a gente vai preencher então o valor aqui E também o acumulado mas presente Preencher esses dados aqui de valor acumulado primeiro a gente tem que.

    Trazer a classificação ABC dizer quem é a quem é b e quem acerto parece um Zaqueu função procx eu vou pegar pro x vou procurar esse valor aqui da nossa lista identificar em que faixa de valor que ele está né se tá aqui entre 947 a 6.684 e retornar aqui se a classificação A B ou C Então faz assim ó igual para que x abre parênteses tá pode se utilizar Sem problema nenhum vai funcionar perfeitamente também então aqui pesquisa de valor então qual é o valor que eu tô.

    Pesquisando 6.000 legal ponto e vírgula aonde eu estou pesquisando esse valor eu estou pesquisando ele aqui nessa nesse lado de maior o travar ele aqui ó que oito até que é 10 travado porque quando eu arrastar a fórmula para ele não se perder tá então a matriz retorno ponto e vírgula então o que que eu tô querendo retornar Quais são os dados que eu tô querendo retornar quero retornar se a a b ou c certo então você tem aqui ó o que eu tô procurando aonde eu tô procurando e o que eu tô retornando.

    Trava e trava muito importante F4 para isso aqui também ok Além disso você tem aqui ó se não encontrada modo de correspondência modo de pesquisa você vai preencher aqui ponto e vírgula se não encontrada no preenche nada pode correspondência se você quer correspondência exata se você quer correspondência exato do maior do item menor ou correspondência exata ou próxima e tem maior correspondência ou de caracteres Coringa a gente tá querendo isso aqui ó.

    Correspondência exata ou o próximo item maior tá então se não for igual ele vai pegar o próximo item maior Então vou pegar algum aqui porque eu quero que ele pegue maior no caso 6.684 antes do 947 vou fechar aqui você também é muito importante tá então essa classificação número que a gente tá colocando na classificação que modo correspondência cliquei aqui ele já pegou aqui ó certo já pegou aqui a nossa nosso item deixa eu ver se as regras de formatação foram retiradas que eu quero fazer elas com.

    Você legal então tá feito deixa eu pegar aqui só de pincel fazer ele ficar igualzinho tanto aqui tá então tá classificação lá eu posso arrastar eles aqui ó e cada um desses itens ele tá classificando e dizendo se ele tá na classificação lá ou seja tá entre os 18 itens que a gente tem como classificação a lei Então até o 18 ele vai trazer como a depois ele vai começar com b e por aí vai até ele chegar no último item que é a classificação C então ele.

    Vai vir a b e c e agora você sabe qual é a faixa de cada um deles Ok pode tirar aqui também pode colocar como você quiser agora eu vou fazer aqui uma formatação condicional clica aqui nova regra por exemplo deixa eu pegar suas cores que eu quero pegar aqui guia do Excel se você não tiver isso aqui você pode baixar aqui esse suplemento gratuito tá é só um suplemento pegar cores eu vou pegar aqui na outra janela pegar as cores que eu desejo Então esse aqui eu quero usar para o a deixa eu pegar aqui e botar numa outra.

    Célula o b clicar aqui em conta gotas isso não tem no Excel acredita ele não tem Nextel conta-gota sem ir no PowerPoint mas não tem no Excel daí eu criei esse aqui tá então você pode pegar eles aqui agora tem a formatação bonitinho muito bem vou pegar aqui o botão direito formatar células vou pegar aqui clicar em preenchimento mais cores vou copiar aqui o nosso hexa copiei ele aqui e agora a gente pode vir aqui selecionar todos esses dados e.

    Agora você pode vir aqui em página formatação condicional nova regra e agora voltar formatar células que contenham valor da célula igual a tá bom só isso se for igual a formatar e dentro dela então eu vou colocar em preenchimento mais cores personalizar vou colocar o nosso ex aqui e pronto vou botar um branco por exemplo Tá ok vai ficar assim tá bom você pode colocar também aqui em Pode ser que fique interessante também sublinhados.

    Ok ok então o ar já tá ali ó já pegou agora a mesma coisa para esse contra um para aparecer assim mais cores copia o hexa e vem para cá agora você pode vir aqui em formatação condicional gerenciar regras não precisa mais fazer do zero pode clicar aqui em regra duplicada e pegar essa regra duplicada editar ela mudar para ver ó precisa fazer tudo de novo né clique em formatar e no preenchimento você vem mais cores e cola aqui de novo a cor que você quer aqui vai ficar melhor com uma.

    Fonte de cor preta vai ficar assim melhor aplicar e aqui tá feito ali então quando o b fica assim e agora você deixa pegar a cor também aqui copiei mesma coisa clica em qualquer célula gerenciar regras duplicar regra duplicada pode arrastar para baixo ficar organizado editar vou ter que crescer mais com minúsculo é importante preenchimento mais cores coloquei aqui vermelho e a cor eu acho.

    Que já tá legal tá branco não formatar células quanto a fonte aqui branco para levar contraste dá um ok aplicar Ok tanto aí a b e c tá sendo C menos importante o b médio e o a os mais importantes que estão dentro do nosso grupo de 20% de quantidade que a gente tem tá os principais 20 os maiores 20% que a gente tem que cuidar que são correspondentes a 62% do nosso faturamento ou do nosso custo ou do.

    Nosso lucro seja como você quiser analisar esses dados que você tem para analisar tá que pode ser produto pode ser cliente como você quiser erros né quantidade de erros pode ser também ou chamados então muito bem então a gente tem essas questões aqui já estão preenchidas a questão das classificações e agora a gente vai para a seguir então vamos preencher agora então aqui o valor quanto que a gente tem na classificação a quanto que a gente tem na classificação dele na classificação C a gente vai usar só uma C para fazer.

    Isso igual a sua maçã são Vou organizar isso aqui botar tudo já alinhado igual soma C abre parênteses Então qual é o intervalo que eu tô somando tô somando intervalo de critérios intervalos e os critérios primeiro primeiro eu quero os critérios Então vou pegar a coluna de classificação selecionei todos F4 tanto aqui quanto e vírgula quais são o intervalo de critérios então nosso intervalo de critérios da onde Enter fica mais claro para você ou na terceira vaso de aliás intervalo.

    De critérios os critérios aliás vai ser escritório que a gente tem aqui ó por exemplo lá então coloquei ali a ponto e vírgula e agora a gente tem aqui um intervalo de soma um intervalo de critérios e o critério como são fazem partes a mesma coisa vou deixar ali e aqui o intervalo de soma Então o intervalo de soma vai ser o nosso total que a gente tem aqui no valor F4 e pronto então ele vai somar aqui o valor de cada produto que a gente tem no nosso estoque ali nosso toque avaliação de estoque a gente tem aqui então o.

    Critério se ele é a b ou c classificação ABC e aqui o total cliquei aqui então você aumenta que eu caixinha 40 mil 16 mil e sete mil Então esse aqui tem 40 mil aqui tem 16 mil e aqui tem 7 mil tá então a gente tem cada uma das classificações e não acumulado a gente tem assim igual a mesma coisa que a gente tinha feito antes né só um soma abre parente seleciona Primeiro dois pontos Trava a primeira célula.

    Trava a primeira célula fecho parênteses copio e colo e agora a gente tem o total quanto que eu tenho até Saloá no a até o b e no a até o c e agora nós vamos preencher mais algumas colunas que são auxiliares para nossa construção do gráfico vamos lá então a gente vai vir aqui para o ladinho e aqui a gente tem a coluna de separação que a gente vai precisar preencher para a gente fazer a separação para a gente montar o nosso gráfico que a gente foi lá no começo para fazer.

    Aquela classificação a b c visualmente Essa parte a gente precisa criar então uma coluna onde a gente vai fazer uma separação uma segmentação que a gente vai colocar então é no nosso gráfico para dizer se ele A B ou C quando a gente quiser o ponto nós vamos marcar apenas o ponto de onde ele corta para o a para o b b para C é só esses pontos que a gente vai marcar por isso todos eles vão ser ND até o ponto que ele chegou no 18 quando chegar no 18 que a quantidade eu quero que apareça quando não eu quero que apareça ND porque assim.

    Ele não vai aparecer no gráfico como a gente vai ver esse é o truque Então você vai fazer assim ó você vai colocar igual Vou botar aqui C abre parênteses j8 que é esse daqui j8 for diferente de j9 Então conte.c abre parênteses e agora eu vou contar então quantos que eu tenho no j8 até o j96 F4 tá quando ele é igual a Ok.

    Então se ele mudou se agora era a e aqui o de baixo é b então esse aqui é o último A então por isso eu quero saber quanto que eu tenho até aqui no caso teria 18 ponto e vírgula senão se não for igual então eu quero botar aqui não ponto de espic abre e fecha esse não diz que é muito útil Principalmente quando a gente trabalha com gráficos porque esse dado não diz Para Ele não preenche no gráfico dá um entre aqui agora eu vou clicar duas vezes e olha só o que nós temos não diz que não diz que não disse aqui o.

    A e B são diferentes são diferentes então daí ele retorna a quantidade que eu tenho eu tenho 18 do a até aqui eu tenho 27 que é onde tem o ponto de corte e por último Então a gente tem 44 que é o 5 ok então isso é muito importante que a gente vai utilizar isso dentro do nosso gráfico agora esses dois Campos que eu vou preencher são Campos de rótulos de dados que a gente vai utilizar dentro do nosso gráfico que a gente vai montar essa tabela como é que eu faço então você vai fazer assim ó igual C abre parênteses se esse.

    Valor que a gente tem aqui ó em 8 pode ser foi diferente de vazio Então eu quero que faça h8 que é esse daqui que a gente tem aqui esse valor do acumulado menos a soma do i7 tá pode fazer assim soma dos sete dois pontos e 7 e trava o primeiro célula que a gente tem aqui F4 tá então vai pegar a conta que eu tenho aqui menos o total que eu tenho para cima fecho parênteses duplas que vai retornar então vazio caso não tenha Fecha aqui clica duas vezes e.

    Agora a gente tem o seguinte quando ele chega no 18 aqui ele vai verificar a tá diferente de vazio aqui tá diferente de vazio então h25 62 59 menos a soma que tá vazia que para cima não tem nada retorna 62 59 quando chega no B ele vai verificar aqui ó é diferente é diferente então 88 68 h52 menos a soma do que eu tenho aqui que é o 62 59 exatamente que eu tenho no valor da categoria A então aqui o valor e agora no b a mesma coisa 1132 que ele diminui então a categoria A.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zz55OfsHaGQ

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem