Como CRIAR seu Primeiro DASHBOARD no Excel

Como CRIAR seu Primeiro DASHBOARD no Excel O Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel dica para ajudar você a criar o seu primeiro décimo no Excel você iniciante você acha que criar um décimo é calmo sim totalmente difícil Excel calma você vai ver que é simples fácil e eu vou montar esse passo a passo que vai te ajudar a criar o teu primeiro décimo no Excel Então vamos lá planilha é a tela e é .

Como CRIAR seu Primeiro DASHBOARD no Excel

Bom pessoal Olha nossa planilha esse daqui pessoa é um dos 10 tipos que a gente já criou aqui nas lives do canal olha como ele funcionar ó eu escolhi o ano ele automaticamente ele faz as análises de dados você deve mais na poxa é difícil fazer algo assim professor não você vai ver que eu não vou utilizar um forma alguma vou utilizar pelos Recursos do Excel eu vou montar esse passo a passo bem simples bem fácil para você.

Dar os teus primeiros passos na criação de um painel de um relatório enfim aprender como utilizar o Excel do melhor modo aí no teu dinheirinho Inclusive a base de dados que a gente vai utilizar eu vou compartilhar com você isso mesmo onde que eu vou compartilhar lá no canal do telegram tá então se você não faz parte do canal do telegram vem aqui embaixo na descrição tem um link para participar do e do curso de excel online você vai lá é participar e vai ter.

Depois a opção para baixar este arquivo Tudo bem então vamos lá pessoal vamos pegar aqui a planilhinha do zero tem uma peninha do zero que a gente vai começar e Aqui começa o passo a passo completo para você começar a criar o teu primeiro décimo em qual que é o primeiro passo entender a tabela Como assim entender a tabela quando a gente fala de criar um décimo a gente tem que ter uma tabela uma base de.

Dados é isso que você tá vendo é a base da al e eu tenho data eu tenho que o campo mês eu tenho um ano eu tenho produto eu tenho atendente eu tenho valor eu tenho a forma de pagamento tenho que diversos dados nesses dados eu consigo fazer as análises com o primeiro passo é entender a tabela o que que essa tabela é uma tabela de vendas onde eu sei que por exemplo essa venda foi realizada em tal.

Data foi o produto home pelo atendente Leonel Garcia no valor de 190 reais no cartão então isso é um dado né é um registro que a gente tem e isso e com base nesses registros a gente consegue fazer análise de dados Como assim tá vendo tudo isso vamos imaginar que você quer saber que qual foi a forma de pagamento que teve mais lucro tem como fazer isso tem você vai analisar as formas de pagamento e os valores vamos analisar o seguinte agora tem como.

Descobrir qual o já vendeu tem eu pego o produto e o valor e vou descobrir ali qual o produto que teve o maior lucro quero saber o analista o atendente que teve melhor desempenho tem como tem tem aqui o atendente temos os valores temos aqui um mês dá para saber um mês que teve o melhor desempenho na batata aí para você descobrir olha quanta coisa isso pessoal é a etapa 2 Então primeiramente entender a tabela que que.

Você tem de dado não sou tabela e em seguida fazer a análise dos seus dados essa análise é olhar para ela e conversar Puxa que que eu consigo aqui extrair de informação eu consigo por exemplo saber quantas vendas eu vou dizer no cartão qual que foi o lucro no cartão qual que foi um demos o meu ticket médio no cartão você consegue fazer essas análises quem por isso que é muito importante olhar para tabela e depois fazer as análises se você quer.

Que você já exibindo porque isso porque depois você vai ter que ó aí tá para três as tabelas dinâmicas gráficos de lembro segmentação Jeová dos três por você tá porque a ordem mais ou menos a tabela dinâmica o Graciliano segmentação você pode mudar você pode ser primeiramente a tabela dinâmica depois da segmentação e por fios gráficos Tá mas eu vou falar dos três as tabelas dinâmicas é quando você vai por exemplo fazendo as daqueles dados sem ter que digitar forma alguma se não utilizar o.

Que você já tem na mão para fazer essa Analise os gráficos dinâmicos é a visualização desses dados que você estiver fazendo análises é que lá vai apresentar mais bonitinho a segmentação de dados é quando você vai por exemplo eu quero uma análise dinâmica onde eu escolhi o ano e automaticamente faz a segmentação a grupo esses dados pelo ano que você escolheu vão aprender agora na prática vamos lá vão pegar a base de dados aqui que a gente tem a tabela eu falei no início do vídeo eu vou.

Disponibilizar essa tabela para vocês no canal do telegram se você não é inscrito vem aqui embaixo no canal do telegram gente vai deixar esse arquivo liberado lá tá bom e antes de eu continuar deixa eu me apresentar eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online se você quer aprender a criar décimos painéis fazer análise de dados tratamento de dados fazer uso de fórmulas no Excel Venha conhecer o curso no curso a gente ensina isso e muito mais você partindo do zero até se tornar.

Um usuário avançado no uso do Excel quer conhecer o curso o link está na descrição e no primeiro comentário fixado quem é a primeira vez que chegou no canal clica no botãozinho de inscreve-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de gel agora pessoa que que eu vou fazer aqui ó vamos imaginar o que eu tenho que fazer essa análise de dados eu sempre sugiro para o pessoal fazer as perguntas para tabela Que tipo de análise a gente quer então por exemplo eu quero que faça análise para.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Descobrir o meio o desempenho melhor não vou colocar teu desempenho

    Do melhor nem pelos vendedores dos atendentes e atendentes tudo bem é uma análise que eu quero fazer outra análise qual produto mais vendeu o Lucco tudo bem que mais a gente tem aqui ó.

    E qual a forma de pagamento a e qual a melhor forma de pagamento eu não vou ficar melhor forma de pagamento e vou colocar aqui uma outra informação que seria o seguinte apresentar a análise por ano isso seria um item segmentação tá Então como que a gente vai fazer isso Olha que bacana primeiramente eu vou selecionar aqui ó dou um piquezinho numa.

    Das células da tabela conta o asterisco faz a seleção em seguida vamos Inserir a gente vem tabela dinâmica e ele tem que a tabela intervalo tá seu clicar direto no botão ele vai aparecer essa caixinha e nessa caixinha você dá um ok ele vai jogar numa nova planilha tudo bem nessa planilha vamos fazer aqui análise do atendente que eu vou pegar o atendente e arrastar para linha em seguida vou pegar o valor e vou colocar em valores o que que eu acabei de fazer a primeira.

    Análise que análise que foi essa daqui ó te pegar aqui a base ó o desempenho dos atendentes olhando isso eu já tenho aqui o faturamento dos nossos atendentes são esses valores aqui eu vou aumentar um pouquinho mais ó Então veja eu fiz forma não fiz eu apenas cliquei no campo de valor e arrastei aqui para valores olha só a ele fez agora apresentação do faturamento O que é bacana o seguinte se eu pegar aqui o ano e colocar no.

    Elemento de filtro eu posso filtrar esses valores por ano 2019 que eu tô por 2019/2020 filtro por 2020/2021 se o topo 2021 por que que eu tô falando isso para você por causa que lá na nossa base eu coloquei aqui ó apresentar a análise por ano então quer dizer o que eu vou escolher um ano ele me apresentar os resultados daquele ano para gente fazer a análise Olha que bacana e quando você faz isso você pode achar Professor Os dados aqui ó e tem.

    Que ficar olhando para ver quem teve o melhor desempenho concordo com você agora você vai aprender uma sacada muito importante Aqui nós temos o rótulo de linha e tem os botõezinhos aqui ó e tem um botãozinho que se chama mais opções de classificação tá quando clica nele ele tem que decrescente dizer a a por atendente não por soma de valor eu vou dar um ok que que ele fez ele colocou agora aqui a Pietra não três foi que teve o melhor desempenho 2021 você.

    Colocar 2019 e foi o Marcos Sanches olha só ele automaticamente apresenta essa classificação para gente então isso que eu fiz é a primeira tabela dinâmica a primeira análises isso eu posso fazer um gráfico se eu vim aqui fazer um gráfico né Ó vamo pegar aqui ó Analise a tabela dinâmica gráfico dinâmico eu vou deixar um gráfico de barras vamos pegar um gráfico de barras tudo bem Ó vou dar ok ó o gráfico criar o total aqui onde está total do carro a desempenho por analista.

    E como colocar o faturamento não vou deixar você vou lhe dar uma limpada aqui no gráfico e prontinho já tá um pouco mais apresentável os dados mas o que Interessante vamo molhar vou deixar o gráfico aqui professora tá muito pequenininho não tem problema gente calma quando eu vim aqui no 2019 eu passar para 2020 hora que tu vai fazer e ele vai apresentar o gráfico de 2020 por pessoa não está apresentando todos tá muito apertado tá pequenininha aqui ó falta ele que aumenta mais pra.

    Apresentar tudo bonitinho mais calma a gente tá falando tabela de ano essa tabela dinâmica pessoa eu posso fazer aquele entende agrupamento que seria aquele elemento de filtro aquilo lá pessoa se chama segmentação de dados tutor na tabela dinâmica análise da tabela dinâmica e vou colocar segmentação de dados e vou colocar segmentação de dados por ano tá então Olha que bacana agora vou clicar em 2019 Fez análise.

    2019/2021 Fez análise 2021 se você vai achar que o gráfico não tá legal por - Curso de Excel Online

    Causa disso daqui você tem algumas opções de tratamento para isso por exemplo você pode vir aqui ó mas opções de classificação e faz o seguinte coloca na opção crescente ó tá por soma de valor lá vou dar OK agora ficar mais fácil no gra e a visualização entendimento isso para o gráfico Tá bom Bom deixe fechado aqui ó essa caixinha vamos deixar ali bonitinho então isso daqui o primeiro passo que eu tô mostrando para você.

    Agora gente olha só vou deixar o gráfico aqui eu vou copiar essa tabela dinâmica você selecionar ela e compra o servo 20 para o ladinho e vou dar um control over colei tá quando eu colo essa área de tabela dinâmica o pai não pegou toda a área né eu exclui ela de novo pegar ezaquiel do ano toda essa área que Alice tabela dinâmica tô control o seu desde o elemento do filtro até o último valor vou vir aqui pro ladinho colei agora tem.

    A tabela de Neve e essa tabela aqui deixa eu mostrar os campos novamente eu vou mudar por quê Porque eu tenho que fazer um outro tipo de análise eu tonalizando que o ano né ano atendente valor vou tirar o atendente e vou pegar o produto Olha só eu tenho uma análise do produto agora eu vou selecionar de novo essa área compra você ouve aqui pro ladinho ó colei tá onde eu tenho produto não vou fazer mais análise do produto.

    Vou pegar forma de pagamento Olha só eu tenho agora forma de pagamento então tem forma de pagamento produto e atendente três análises tudo bem Vamos imaginar que eu quero fazer uma outra análise bem na cabeça do professora copiei vou vir aqui no do ladinho colei a tabela Tá e agora eu vou tirar a forma de pagamento eu vou colocar um mês vamos pegar o mês aqui ó coloquei um mês Olha só sempre tem 2 a 2019 2020 2021.

    E ele filtra os dados de tudo olha só você acabou de aprender comigo pessoal tá como fazer né uma diversas tabelas dinâmicas né De um modo muito prático você faz a primeira faz a configuração copia Cola copia e cola ajusta as tabelas para você depois somente ter o trabalho de fazer os gráficos e aqui as segmentações já foram feitas Olha que.

    Bacana e você deveria já puxa a vida por você eu pensava que era extremamente difícil não eu só tive que clicar e arrastar eu não fiz forma alguma e muitas vezes você acha que precisa dominar o Excel não precisa conhecer recurso vou falar uma coisa para você é pular etapas eu acho que é pular etapas é muito importante conhecer fórmulas do Excel porque pode ser uma outra usabilidade prática do teu dia-a-dia entretanto e portanto que sim conhecer tabelas.

    Dinâmicas e gráficos dinâmicos segmentação porque isso que vai te ajudar a criar um relatório automatizado algo que você vai apresentar vai ter interação o chefe vai gostar e aí pode criar sim uma oportunidade profissional para você então todo esse conhecimento por mais que a gente esteja pulando uma etapa você que é iniciante precisa entender é importante sim conhecer o uso de formas como também extremamente importante.

    Entender tudo isso que você tá fazendo para criar o teu primeiro décimo no Excel bom fez isso tudo beleza eu vou pegar uma planilha nova tá vou que o selecionar para mim não vou deixar assim hoje eu não vou mexer muito não nem vou fazer um algo bem bem fácil nesse passo a passo eu vou selecionar aqui pessoal o intervalo tal o século museu de se ter que embaixo da linha 40 como pintar uma cozinha e um cinza cinza é vou colocar um cinza bem.

    Clarinho tá agora voltar lá na minha planilha três e vou chamar ela de análises Ok e a planilha quatro de painel Tá bom então A análise vou pegar esse gráfico que eu fiz vou dar um control-x eu vou para o painel e vou colar ele aqui e vou deixar aqui ó Tá bom vamos falar em análises eu tenho esses dados a gente esses dados vamos fazer a suposição que você também quer fazer a classificação você tem que vir aqui mais opções de classificação se.

    Coloca lá crescente nela vou pegar por soma de valor você tem que fazer o gráfico vai lá na da tabela dinâmica e faz um gráfico dinâmico Vamos fazer um gráfico dinâmico de pizza olha só gráfico criado Então vou colocar agora aqui ó desempenho por produto tudo bem contra o X vou lá no painel e vou colar o gráfico aqui vamos lá na laje pegar outra aqui ó a das formas de pagamento vou pegar ele vamos fazer o seguinte aqui ó.

    Tá na tabela dinâmica vamos pegar um gráfico de não fazer um gráfico de colunas tudo bem olá vou chamar tinha desempenho por forma de pagamento Ok vou pegar control-x vou no painel e colo na outra planilha vamos e análise de novo pegar o último o tio a última tabela que a gente fez ó vou fazer um gráfico de linha agora nagisa tabela gráfico dinâmico fazer um gráfico de linha eu fiz um gráfico de linha beleza um colocar aqui ó desempenho e faturamento.

    E mensal tá um uma limpezinha que o bem simples tal nos valores só para deixar o gráfico um pouquinho Limpo control-x tirei e vou lá para o painel e vou colar aqui a informação tá vamos fechar essa janela de forma otária aqui ó vamos fechar os campos vão tirar um pouquinho do tamanho do zoom para você enxergar um pouquinho melhor aí ó veja que a gente tem quatro gráficos lá nas nossas análises eu tenho que ir tem segmentação vou dar um control-x nele painel e vou colar ele para cá tá agora.

    Fica Talvez até melhor para você ver ela tem uma ideia do que a gente tem aqui para apresentar para o chefe o nosso primeiro destino nosso primeiro painel Então primeiramente que que eu vou fazer vou fazer uma limpeza nos gráficos Tá bom então só clicar nesse gráfico aqui ó o amor de barras ele tem aqui ó gráfico dinâmico né uma botões de campo eu vou contar tudo isso eu vou fazer em todos tá então que tem outro gráfico botões de Campo Vou contar tudo no outro gráfico botões de campo o contato um outro.

    Gráfico botões de Campo Vou contar tudo tudo bem ocultamos os elementos bom fiz isso para por aí não vamos imaginar o visual que eu quero aplicar aqui eu vou colocar esse gráfico um pouquinho aqui embaixo essa segmentação vou levar lá para cima e vou aqui no item segmentação e colocá-la em colunas tá então aqui eu tenho opção de três colunas vou deixar em três e ajustar ele aqui ó Tá bom vai ficar na parte superior essa informação.

    O desempenho por analista vou manter ele aqui ó qui ó vou ajustar um pouquinho aqui ó a visualização desse dessa informação eu vou colocar o desempenho o faturamento mensal aqui ó também e vou colocar o desempenho do produto aqui na parte inferior tá Professor tem ordem certa para colocar pessoal hoje não vou falar de ordem certa Como que você vai distribuir informação nada disso tá eu quero que.

    Você entenda primeiramente como fazer E como que você pode triturar isso melhor tá bom Ó eu vou agora começar a distribuir os gráficos aqui ó na planilha Tá bom vamos colocar aqui esse vem para cá também eu vou pegar esse outro colocar para cá Ou aquele fui arrasto tá esse elemento de segmentação vou pegar agora ele aqui ó uma segmentação a gente vem aqui a configuração da segmentação vou ocultar o cabeçalho dele então ficou somente assim ó aí eu vou.

    Ajustar aqui para ficar mais ou menos assim faz um botãozinho Tá bom se você quiser mexer com design dele tem segmentação e tem as opções de design você pode usar um design é que você achar mais interessante para pintar tá olha só tô com o gráfico vou ficar no gráfico página inicial vou colocar ele no nascer Goya utilizando como fonte clicar no outro gráfico página inicial um colocar na segoi isso eu tô mudando a fonte o.

    Tipo de letrinha que você veio aqui no conteúdo Tá mas vamos pensar o seguinte Michel eu tô com o gráfico ruim eu sei que tem essa guia de design e ele tem estilo sair eu posso aplicar se existir os pode sem problema algum por exemplo eu quero colocar a linha azul colocou ele tem aqui a possibilidade você alterar o esquema de couro se você tem a opção de layout rápido que você vai escolher um layout para ficar mais apresentava informação.

    Você pode utilizar isso pode ok eu vou usar não olá vou tirar o total aqui ó e esse gráfico está nessa cor vou lá na página inicial eu vou colocar aqui um outro tomo cinza tal não seja um pouquinho mais escuro tá bom a vou pegar ele aqui ó deixa eu tirar aqui o formatar contorno de forma eu vou tirar o contorno Ok e o efeito de forma vou aplicar um efeito de sombra olha para você ver como fica o gráfico aí fica com outro visual vou repetir o mesmo.

    Processo clico no gráfico eu vou pegar larguinha design não vou pegar o formatar ou picar o preenchimento o passo sem querer cliquei no lugar errado não ficar na área do gráfico formatar cor de preenchimento sem a cor de contorno efeito de forma sombra tá em seguida vou lá na página inicial vou mudar a fonte ou para ser igual e ue não te pegar aqui que sem querer não mudou né ó página inicial segoi o em opa não quer mudar o seguro em mim deixa eu pegar aqui ó.

    Bom vamos lá cliquei no gráfico página inicial e aqui foi para o cara ele agora eu coloco você igual eu ir certinho colocar e vamos mudar a corzinha tá então tudo isso são características de configuração do elemento do gráfico Olha como o gráfico na parte superior fica um pouco diferente do que você tá acostumado mexer essa coisinha Branca eu não gostei não tem problema a gente clica aqui ó podemos tocar no outro tão de couro olha só a tô fazendo no azul e.

    Cinza pode ser o que você achar melhor o clicar no outro mudei a cor da fonte vou mudar aqui ó desempenho por analista tá muito grande Deixa eu tirar do CAPS lote Esse é um como professor usa uma outra versão do Excel dança deu essa aqui mas já já uma certa aquilo ali vamos dar aqui ó a corzinha também o vão pegar as e goering e vamos tirar aqui ó essas informações vou.

    Ajustar já já o visual do gráfico lá no formatar tira o contorno aqui eu vou tirar o contorno também das fatias Ok e aquele tem uma opção de eu acho que interessante das cores que ele coloca num esquema de couro que é quase o padrão de cor que a gente está trabalhando Vou ficar de novo e tirar o contorno da forma tá clica o número da sua tia sinalzinho de + rótulo de dados esse rótulo de dados eu posso colocar sim ou com texto explicativo eu prefiro.

    O texto explicativo Tá bom vamo ajustar o outro gráfico a gente tem aqui ó paguei vão pegar aqui ó também tirar informação zinha aqui do lado Total não precisa vamos pegar aqui o forno a tarde corzinha de fundo tira o contorno página inicial Vamos mudar aqui a cor da fonte mudar a fonte e vamos colocar em ok e vamos ver agora como é que tá Tá também tá melhorzinho faltou colocar sombra Neo formatar é.

    Feito de forma como aplicar sombra aqui e a sombra aqui também no outro não à sombra criada Só você vendo assim vamos colocar aqui a parte de cima o que que é duas vezes olha só não tá mais apresentado do que aquele branco tava Brancão né gente então isso que você tá vendo são ajustes que você pode fazer de modo individualizado para apresentar melhor o seu gráfico tá esse gráfico aqui deixa eu pegar aqui o design voltar para o padrão original tá vou ter que padrão.

    Original agora não tem problema vamos arrumar aqui o desempenho de e a tem dente tá e vamos mudar a cozinha vamos lá muita coisinha para mudar a fonte Ó você Gol I vou colocar vou tirar aqui ó as linhas né brancas vamos tirar aqui a informação de rótulo aqui embaixo foco mudado fica um pouco mais apresentável tá.

    Vamos ver aqui belezinha vamos clicar aqui nas colunas sinalzinho de mais um aplicar um rótulo de dados aqui também ó a não que já tá com rótulo de dados mas eu vou fazer o seguinte essas barrinhas vou ficar com o botão direito formatar série de bar sair de dados tá E aqui na largura de espaçamento voltar cinquenta por cento só para ficar um pouquinho mais largo Tá bom olha só conforme a gente clica no ano automaticamente a parte inferior vai apresentar o resultado do que a gente deseja tá bom.

    Falta um detalhe desse gráfico aqui ó vou pegar o formatar efeito de forma eu vou colocar um efeito de sombra bom para você aí ó tem uma ideia a outro detalhe vou clicar nele novamente e vamos tirar o contorno da forma para deixar sumir aquela linha branca que está vamo pegar o inserir ilustrações formas uma caixa de texto e vou colocar aqui ó relatório no chão Elano que eu chamo de relatório vai relatório décimo.

    Décimo de faturamento quem vamos pegar ele bonitinho página inicial mudar a fonte para o chegou em o da cor e vou aumentar o tamanho é tão aumentei aí eu vou colocar ele ou no espaço o que eu quero depois eu vou colocar ele aqui ó Tá bom vamos distribuir melhor agora os gráficos Olha só não colocar esse gráfico aqui a diminuir um pouquinho altura dele.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cLt3w7s_mGw

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem