COMO ALTERAR VARIÁVEIS DE AMBIENTE DA POWER PLATFORM COM O POWER AUTOMATE CLOUD PASSO A PASSO

COMO ALTERAR VARIÁVEIS DE AMBIENTE DA POWER PLATFORM COM O POWER AUTOMATE CLOUD PASSO A PASSO Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é R Vico e nesse vídeo nós vamos aprender a Como atualizar variáveis de ambiente pelo automate Cloud foi uma.

COMO ALTERAR VARIÁVEIS DE AMBIENTE DA POWER PLATFORM COM O POWER AUTOMATE CLOUD PASSO A PASSO

Dúvida aí de um aluno nosso no nosso curso e fica aqui o convite se você quiser conhecer os nossos cursos pagos do zero avançado em automate Cloud em apps Canvas temos também de automate.

Desktop O link tá aqui na descrição dá uma olhada e nos apoie né você sendo aluno você nos apoia a trazer mais conteúdos lá na comunidade e também aqui no canal do YouTube então dá essa moral.

Aí eu vire membro aqui do canal pra gente continuar trazendo conteúdos como esse Beleza já estou aqui com o meu Power altimate aberto e o que a gente tem que entender primeiro é antes de.

Atualizar uma variável de ambiente é aonde fica porque entender o que é não faz sentido porque você já tá nesse vídeo aqui então você já quer alterar essa variável Beleza então tem vídeos.

Aqui no canal explicando o que são variáveis de ambiente vou deixar num Card aqui em cima a ideia aqui a gente entender como que eu altero essa esse valor dessa variável pelo altimate Cloud.

Mas não tem uma etapa específica no altimate Cloud escrita alterar variável de ambiente ou alterar variável né algo do tipo que faça eu conseguir alterar esta environment variable OK então como.

Que eu faço primeiro ten que entender onde que ela fica ela fica aqui galera nada mais nada menos do que no nosso datav então nós teremos que vir aqui em tables seja aqui dentro do altimate ou.

Do Apps você tem acesso às tabelas do data of ver né então basta clicar aqui ele vai abrir aqui esse link né ó a gente até repara de entities você sabe por quê porque antigamente a gente usava.

Entidade como nome de tabela tá então tabela se chamava entidade antigamente agora é tabela bom aqui dentro nós temos diversos tipos de tabela porém ele fica aqui no recomendado E se eu procurar.

Aqui eu não vou achar então o que que eu vou fazer vou vir em tudo para ele me mostrar quais são todas as tabelas que estão em todos os locais aqui do meu daav seja solução seja qualquer tipo de.

Tabela virtual padrão e o que eu quero aqui eu posso usar até a barra de pesquisar tá é só te mostrar que tem um monte de tabela com diversas informações sobre o seu ambiente tá então todo.

VEJA MAIS AQUI:

    Ambiente tem diversas variáveis e

    Constantes também que ficam salvas aqui beleza então é interessante você saber isso e uma delas é a e environment né ó deixa eu ver se vai est em inglês NV.

    Aqui ó environment variables value o que que é essa a tabela é exatamente a tabela Onde fica salvo as suas variáveis de ambiente então se eu abrir essa tabela é uma tabela comum né onde vai.

    Ter os seus dados aqui então essas variáveis que nós estamos vendo aqui já estão com alguns valores né isso aqui por exemplo Aide de lista Então tudo isso são variáveis do meu ambiente o que.

    Eu quero aqui para vocês entenderem por exemplo é eu vou vir aqui ó no fluxo do altm em branco vou colocar um Trigger manual mesmo só pra gente gente e disparar aqui e o que eu quero eu quero.

    Imprimir uma variável de ambiente Então a primeira coisa é só imprimir pra gente ver se valor né vou usar o compos aqui para imprimir quando eu tento colocar aqui uma variável de ambiente ó não me.

    Aparece nenhuma por quê as variáveis que estão lá estão dentro de soluções esse fluxo aqui eu tô criando aleatoriamente aqui não tá dentro de solução não tá se referenciando com nada então o que que.

    Eu vou fazer só para ficar claro ó vou voltar vou vir em soluções vou pegar até uma solução da aula de versionamento de cloud que a gente fez aqui numa numa outra aula do canal onde.

    A gente aprende a versionar fluxos do Alt Então se quiser também assista essa aula e aqui eu tenho o fluxo teste por exemplo posso nessa solução ó colocar um novo fluxo aqui dentro se eu quiser mas.

    Antes que que eu posso vir e fazer criar uma variável de ambiente então por exemplo eu venho aqui ó novo mais environment variable e crio por exemplo tá Vou colocar aqui ó nome variável.

    Legal tá e aqui a descrição é uma um

    Valor de variável o valor aqui galera vai ser do tipo eu vou usar texto só para facilitar aqui o noss a nossa vida então eu vou colocar aqui texto Opa.

    Texto o valor agora nesse momento vai ser Ronan tá bom eu vou deixar aqui ó salvar show temos então aqui a nossa variável and né Aqui está a variável tá vendo ó se eu quiser alterar o valor.

    Dessa variável eu posso alterar manualmente né digitando aqui então posso vi colocar o novo valor se eu quiser por exemplo vou colocar o valor aqui ó é maçã então o valor padrão é.

    Ronan mas o valor atual é maçã então agora é maçã se eu quiser alterar de maçã para Pera vou lá onde tá maçã escrevo pera e assim vai vou alterando esse valor fica salvo aonde naquela.

    Tabela do deav tá então se eu voltar lá para aquela tabela aqui nós conseguimos notar ó maçã tá então eu abri novamente a tabela aqui ó está aqui ó maçã então vem para cá Ok tranquilo até o momento.

    Agora o que que eu vou fazer então eu vou no fluxo criar aqui né automate Cloud Flow ã instantâneo mesmo ele abriu aqui para mim no no editor antigo mas não tem problema vou vir aqui ó compor.

    Compose tanto faz né Se tiver em português é compose agora quando eu clico aqui Opa tá aparecendo um monte de environment variable aqui tá vendo ó um monte de variable ah Ronan Isso é só.

    Porque tá numa solução fluxo ou é por causa do editor antigo né Você pode pensar assim ó vamos salvar esse fluxo aqui ABC salvar vou abrir ele no editor novo só para não confundir a mente de.

    Vocês né ah Apesar de eu preferir ainda o editor antigo né mas a gente tem que ir usando o novo aí então ó Vou salvar ele aqui ele vai salvar aqui está no novo editor se eu venho aqui no compor e.

    Venho né no conteúdo dinâmico Olha só vai estar os parâmetros então o que que a gente tem que entender eu só vou conseguir usar essas variáveis de ambiente em solução por quê Porque eu.

    Consigo importar isso pra solução faz sentido utilizar ali no fluxo porque o fluxo faz parte de uma solução com uma variável ali de ambiente beleza ok até aqui eu acho que tá ok Qual que é a.

    Nossa a nossa vari essa aqui ó nome variável legal né então se eu salvar e rodar isso aqui ele deveria né deveria imprimir pra gente maçã e ele vai imprimir maçã porque é o valor que está.

    Lá na tabela a ideia é a gente alterar isso aqui então vamos lá vou rodar o primeiro teste para ele imprimir pra gente rodar fluxo Beleza Aqui está ó imprimiu maçã.

    Agora eu quero alterar esse valor para para pera pera quero alterar a fruta então eu vou vir em adicionar ação e se eu tentar né como eu falei ó environment ó Opa environment ah ou variable né você.

    Não vai achar por qu eu tenho que usar oav tá eu tenho que vir no deav e alterar então eu vou ter que alterar uma linha numa tabela qual vai ser Olha só quanta coisa tem aqui no deavers nosso.

    Desafio é atualizar uma linha de uma tabela né então eu vou vir aqui nessa tabela Qual é a linha que eu quero atualizar essa aqui maçã Mas qual que é o ID tenho que ver aqui né Qual que é o.

    ID dessa linha então eu posso pegar ah por exemplo tá vou mostrar tudo aqui ó select out só pra gente ver a tabela inteira olha só a tabela inteira aqui pra gente o que eu quero é atualizar.

    Essa último aqui e eu posso pegar pelo seu valor né que seria seu ID único que é o que a gente pode utilizar para atualizar Então essa tabela tá vendo ó quanta quanta informação a gente tem.

    Sobre essa essa tabela Beleza então vamos lá o que eu quero então é atualizar vou vir aqui ó update Arrow vou usar a minha autenticação aqui né Aqui nós vamos colocar então a table.

    Name né que é variable achou aqui ó values o Row ID galera é justamente o ID único né o gid lá da tabela então aqui que que eu faço para descobrir o gid tá você vai descobrir que é essa coluna.

    Aqui tá bom mas uma forma fácil de achar esse Skema name a aqui seria o quê Eu vim aqui e colocar aqui ó editar linha usando form ele abre para mim com o guid ali em cima ó é esse guid aqui ó então.

    Podia dar um cont CRL C aqui tá fica mais fácil ó CRL C venho aqui no automate cont CRL V né ganhe um tempo aqui né melhor do que ficar copiando dali eu não vou alterar outros.

    Parâmetros a não ser o value eu só quero alterar o value né galera só isso que eu quero alterar Então vou vir aqui de maçã nosso desafio era colocar pera certo então a gente a gente vai colocar pera e.

    Depois de colocar pera a gente vai imprimir para ver se atualizou na hora né então eu vou vir aqui vou copiar esse compose ó copy Action tá ó cont CRL C E aqui paste Action ele vai imprimir de.

    Novo o nome da variável salvar rascunho publicar fluxo e vamos ver se ele vai deixar eu realizar essa atualização Vamos colocar aqui ó testar manualmente rodar fluxo e vamos ver aqui ó beleza.

    Rodou aqui vai imprimir para mim o maçã teria que alterar para pera opa não deixou falou que a chave que eu passei não está presente no dicionário ou seja eu passei errado aqui ó o r id e o skima.

    Name ó confundi aqui na verdade isso aqui galera aqui em cima ó vamos voltar lá na tabela ó o skima name era aquele código lá que eu dei o control c ali em cima Então esse é o skima name tá e o.

    Row ID Qual que é o Row ID é fácil de identificar por aqui ó por esse ID tá então eu mesmo já errei isso algumas vezes quando eu tava desenvolvendo não entendendo o que que é o esquema name.

    Que que é o ID Então esse é o Row ID tá bom Ó o C9 tralalá Como que eu consigo entender isso um pouco melhor voltando lá na tabela e vendo aonde tá esse C9 aqui né Ó o C9 então é justamente o.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_0HNmkmaJCo

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem