Como Criar uma Lista Suspensa Condicionada no Excel

Como Criar uma Lista Suspensa Condicionada no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos conversar sobre lista suspensa condicionada Como assim professor Imagine que você escolhe um valor e.

Como Criar uma Lista Suspensa Condicionada no Excel

Depois tem que aparecer os valores daquela lista com base naquele item que você escolheu não entendeu Fique tranquilo fique tranquila porque eu vou fazer o passo a passo para você entender.

Vamos lá planilha na tela bom pessoal hoje a gente vai falar de lista suspensa condicionada a lista.

Suspensa Envolve o quê a validação de dados se eu tô falando de validação de dados eu tô falando da Guia dados né aqui na guia dados nós temos né ó a validação de dados e quando a gente fala.

Lista suspensa a gente tá falando desse recurso aqui ó de permitir o recurso de lista que é um dos critérios de validação e a gente vai entender como que a gente faz ela no seu dia a dia e.

Depois a questão da condicionada tá a gente vai ensinar uma dica um truque bem bacana que Vai facilitar o teu dia a dia aí e algumas dúvidas que a gente já vê do pessoal que eu já tô imaginando aqui.

A gente vai comentar com vocês por causa das versões antigas de Excel Tá bom então vamos lá vou pegar a planilha um pra gente começar aqui a brincadeira Imagine que você tá montando uma tabela.

Você vai preencher com ID o nome o aí vai ter aqui o estado né e a idade tá você tá montando essa essa tabelinha e aí você quer vir aqui ó e escolher o estado esse recurso é a validação de.

Dados que a gente utiliza para que que a gente utiliza normalmente a gente utiliza para evitar do usuário digitar dados ali ele só clicar e escolher a opção é um um dos modos de você evitar.

Erros na tabela na introdução de dados Ok então se eu viesse aqui ó validação de dados vou vir aqui na opção ó lista Qual que é a minha fonte são esses valores aqui vou clicar no primeiro e.

Puxar até o último tá ó do B4 a B12 vou dar Ok quando eu venho aqui ó ó os valores ó já aparecem aqui para a pessoa escolher tá vou dar um delete Tá bom vou.

Colocar aqui ó id1 á nome Marcos Marcos não macros Marcos e aqui éo lado ó já apareceu a setinha Aí você vem aqui e você escolhe ó por exemplo RJ idade de 22 anos tudo bem bacana né Vamos aqui ó.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Vou dar um delete Será que sumiu o

    Recurso Não ele tá aqui a validação de dados mesmo que você delete você tá deletando o valor mas não tá deletando o recurso daqui tá bom então se eu clicar.

    Aqui ó e arrastar até aqui por exemplo será que vai ter as opções vai ó ó que bacana Vamos dar um cont contrl Z Ó tem agora aqui ó V desfiz o processo vou vir aqui vou formatar como tabela ó.

    Vamos pegar aqui ó página inicial formatar como tabela ó minha tabela tem cabeçalho Prontinho que que vai acontecer agora vou dar ó um nome o Marcos vou vir aqui ó apareceu Vamos lá.

    Ó SP pão Mg 22 vou dar Tab Será que ele veio para cá ó já veio ele vai alimentando agora automaticamente linha a linha com essa.

    Opção de validação de dados Então isso é a lista suspensa por que que é uma lista você clica ela vai suspender aqui Acima das células para você escolher a opção que você deseja Tá bom o que é.

    Importante de dizer Professor eu fiz o meu mas o meu não tá tá em outra planilha e não veio para cá quando você vai criar uma lista suspensa pessoal deixa eu pegar aqui ó na outra planilha.

    Ó vou colocar aqui ó essa célula Tá bom ó ó lá vamos fazer aqui ó guia dados a validação de dados aí eu vou lá opção lista tá ó is aqui é uma Um dos problemas que o pessoal normalmente.

    Aponta pra gente nos comentários por causa das versões antigas Ok ó vai fazer a seleção ele não pega o nome da planilha aí o pessoal fala professor professor não funcionou Por que que não.

    Funcionou porque você Ele só pegou o intervalo então em algumas versões pessoal acontece dele não capturar o nome aí você tem que colocar o nome aqui então tenha muito cuidado na hora da.

    Versão que você tá trabalhando se ele - Curso de Excel Online

    Captura o nome nesse processo de seleção se você verificar que ele não capturou de uma outra planilha o nome da planilha vai dar ruim porque ele só vai pegar.

    Daquele intervalo que está vazio aqui veja que no meu ele pegou vou dar ok Ó seu eu viro aqui vai tá funcionando né então você que fala ah Professor o meu tá na outra planilha mas não veio só.

    Funciona na mesma planilha só funciona na mesma planilha porque a tua versão não capturou o nome da planilha Então você tem que saber exatamente ali ou se não vai ter que inserir manualmente Tá.

    Bom vamos agora para a planilha dois na planilha dois é o assunto do vídeo é a lista suspensa condicionada onde eu vou explicar para você como que você pode aplicar esse recurso mas antes de.

    Continuar deixa eu me apresentar você eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online hoje nós estamos criando um passo a passo um super tutorial para você colocar lista.

    Suspensa condicionada nas suas planilhas de um modo fácil e simples mas olha só que tal dominal Excel Que tal aprender Excel de verdade faz o seguinte clica no link fixar no primeiro comentário ou na.

    Descrição do vídeo www.curso.com.br te ajudar para Excel é a primeira vez ch no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia.

    Tem uma dica nova de Excel e olha só tá visitando o site agora que tal fazer aquela perguntinha pra nossa equipe lá no chat de atendimento tem cupom hoje quem sabe tem um cupom uma oferta.

    Exclusiva te aguardando para começar a aprender Excel de verdade bom Vamos retomar bom o que que eu vou fazer aqui tá vendo isso daqui pessoal eu falei para vocês que eu vou ensinar do modo.

    Acho que mais mais fácil possível para você entender como que você pode fazer Imagine que você quer escolher por exemplo o estado e tem que aparecer as cidades Tudo bem então aqui ó eu vou.

    Pegar essa e esse intervalo que eu coloquei Ó SP e coloquei o número das cidades tá então aqui eu vou transformar isso em tabela eu vou lá na página inicial formatar como tabela e vou.

    Colocar aqui ó até numa cor diferente ó e essa tabela eu vou vir aqui e vou dar o nome de SP tudo bem enter tá vendo o RJ eu vou fazer a mesma coisa ó selecionei o intervalo vamos lá ó.

    Formatar como tabela vou colocar numa outra cor para ficar mais fácil a visualização vou vir aqui e vou dar ó RJ repare que eu estou dando o mesmo nome do estado a cada uma das tabelas.

    Então as tabelas de cada um dos Estados elas precisam ser nomeadas então ó formatar como tabela Vamos colocar aqui ó o Cadê o verde esse aqui ó lá vou vir lá.

    RS tudo bem então uma tabela SP uma é RJ e a outra RS então quando eu escolher o estado ele tem que me listar cidades Professor vou fazer na mesma planilha vou fazer na mesma planilha.

    Para ficar fácil então ó lá ó tenho que escolher o estado para trazer a cidade tudo bem Então como que eu colocaria o estado aqui aqui o estado pessoal você poderia criar uma outra tabela chamada.

    Estados Ok onde você faria a listagem ou ainda né como aqui nesse exemplo só são três estados eu vou fazer de modo manual para você conhecer tá bom Ó dados validação de dados vou vir aqui ó opção.

    Lista você coloca lá ó SP RJ RS Professor coloca por intervalo numa tabela daqui a pouco tá bom vamos lá então olha lá quando eu vem aqui.

    Ó tem os Estados mas quando eu escolho o Estado tem que vir que a cidade aí que eu vou fazer de novo ó validação de dados a opção lista e aqui que vai entrar agora o pulo do gato igual.

    Indireto ler a célula ao lado tá aqui ele vai travar a célula não tem problema só pra gente entender como funciona tá ó vou dar Ok quando eu venho aqui ó Atibaia Campinas Bragança e se eu mudar.

    Agora aqui ó RJ Rio de Janeiro Duque de Caxias vamos lá ó ó RS Canoa Santa Maria Novo Hamburgo Viu agora como funciona uma lista suspensa.

    Condicionada eu vou utilizar o indireto para ler o nome da célula anterior Ok ele me trazer a relação daqueles valores tá Professor eu escolhi Santa Maria mas o estado aqui mudou aí você.

    Vai escolher o estado vai vir aqui e vai aparecer as opções de estado para você fazer a alteração ok O que é importante de dizer n nesta situação Professor eu tô numa outra planilha que isso é batata.

    Muita gente fala isso Tô lá estado né ó e local não tá funcionando é a mesma situação que a gente acabou de retratar tá então aqui que eu vou fazer vou criar aqui uma tabela chamada ó estados lá SP.

    RJ e RS Ok então vou selecionar vamos lá ó formatar como tabela ó formatar como tabela ó minha tabela tem cabeçalho Ok ó estado tá bom aí eu vou lá na planilha C Vamos aumentar um pouquinho mais o.

    Zoom aqui ó vou fazer já ó para você treinar dados validação de dados vou utilizar a opção lista e olha só a fonte Se eu colocar aqui ó direto e.

    Ler a palavra estado vou dar ok ó os estados local que que eu faço vou lá validação de dados.

    Lista igual a indireto da célula ao lado só que Se isso for alimentar continuamente eu tenho aqui ó que tirar a travinha tá ó da linha.

    Ficando assim ó cifrão C3 Tá bom vou dar ok ã vai res resultar em eu sim não tem problema por quê Porque não tem valor nenhum Se eu colocar o SP ó.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=H08VeTn0oWc

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem