COMO EXIBIR DADOS NO VISUAL SOMENTE QUANDO HOUVER FILTROS NO POWER BI NÃO DADOS EXIBIR ATÉ QUE FIL

COMO EXIBIR DADOS NO VISUAL SOMENTE QUANDO HOUVER FILTROS NO POWER BI NÃO DADOS EXIBIR ATÉ QUE FIL Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Rod viic e nesse vídeo nós vamos aprender a como não exibir nada em um visual até que o usuário filtre dados.

COMO EXIBIR DADOS NO VISUAL SOMENTE QUANDO HOUVER FILTROS NO POWER BI NÃO DADOS EXIBIR ATÉ QUE FIL

Seja aí num objeto de filtro seja até em outro objeto então A ideia é só exibir ali dados naquele visual quando tiver um filtro Já estou aqui com Power bi aberto uma base simples tá galera onde eu tenho.

Aqui ó datas e quanto que vendeu em um estado e aí por exemplo né eu posso colocar aqui em uma página um filtro com Estados tudo bem E eu quero esperar o usuário selecionar um estado para exibir.

Dados em outro visual então por exemplo se eu colocar aqui ó um gráfico de barras onde eu coloco o mês e quanto que vendeu E para isso eu já tenho tá aqui ó uma soma valor que nada mais é ã aliás.

Soma Total aqui ó que nada mais é do que soma dos valores tá nada demais galera Ó uma soma de valor mes a mês Tudo bem então eu tenho aqui os meses e quanto que vendeu ali posso até colocar aqui um.

Rótulo de dados quanto que vendeu mesa a mesa só que aqui quando eu não estou selecionando nenhum filro ou seja quer dizer que eu não tenho um filtro na coluna estado certo então tem o filtro.

Na coluna estado a resposta é não não tem o filtro na coluna Estado então está exibindo todos os estados tudo bem quando eu clico aqui por exemplo em Minas Gerais ele vai me mostrar ó Minas.

Gerais teve tantas vendas naquele mês e o de Janeiro naquele aquele mês e São Paulo né tantas quantidades naqueles meses o que eu quero fazer é o seguinte se o usuário não selecionar nada eu.

Quero que esse visual fique em branco como que eu faço isso pra gente fazer isso galera tem até uma aula no canal tá eu vou explorar de novo esse assunto aqui do zero Fiquem tranquilos mas a.

Gente fez uma aula já explicando um pouco de funções de filtro como é is Filter hasb Filter Tudo bem então Essas funções tem coisas muito legais que dá para fazer em matrizes com elas eu vou.

Deixar no card aqui em cima se você quiser se especializar um um pouco mais em essas outras funções aqui do dax mas para essa aula aqui a gente vai aprender do zero Como que eu faço então para.

Identificar que eu tenho o filtro primeiro para depois falar pro Power bi né só exibir quando tiver um filtro Tá como assim né Você pode ter brisado vamos lá do zero só antes eu vou pedir.

VEJA MAIS AQUI:

    Tá deixa seu like se inscreve aqui muita

    Gente acaba esquecendo Então deixa o like se inscreve para ajudar a gente poder levar esse conteúdo mais longe principalmente Compartilha aí com alguém.

    Em algum grupo para que a gente possa crescer o canal aqui eu preciso muito da sua força e e se possível me siga no Instagram @on viic beleza bom vamos voltar para foco da aula aqui que é como.

    Então que eu identifico se tem um filtro ou não para isso tá tem algumas funções que foram as que eu citei de is Filter has One valy tem várias funções que a gente identifica se tem o filtro ou não.

    Naquela tabela bom que que eu vou fazer ó eu vou vir aqui na própria na própria tabela de dados nova medida e vou entrar aqui com uma medida Ó tem filtro na coluna estado vai ser esse o nome da.

    Minha medida e aqui eu posso entrar com a função is Filter a função is Filter me retorna tem ou não tem true ou falso para uma coluna ou até mesmo para uma tabela inteira tá eu posso usar mas aqui.

    No caso eu quero ver se tem o filtro na coluna estado Afinal esse é o nosso caso de uso concorda eu tenho filtro de estado eu quero saber o usuário filtrou o estado em algum momento então eu vou.

    Colocar aqui is Filter ou seja tem filtro na coluna dados estado ou seja na coluna estado da minha tabela dados quando eu der um enter aqui ó vai criar a medida para mim se eu.

    Arrasto isso aqui e coloco isso num cartão tá galera Ó falso não tem filtro na coluna estado e de fato não tá acontecendo nenhum filtro na coluna estado aqui nesta página concorda ao.

    Momento que eu clicar aqui ó no estado da do meu objeto filtro olha só o que vai acontecer ali ó ficou true Por que que ficou true porque agora sim tem um filtro na coluna estado eu filtrei o Rio.

    De Janeiro ou seja só estado que é Rio

    De Janeiro se eu selecionar dois estados galera Ó Rio de Janeiro e São Paulo ainda está true por que ainda está true porque a pergunta é tem filtro tá.

    Filtrado na verdade is Filter ou seja tá filtrado tem filtro e a resposta é true porque tem filtro estou filtrando onde é Rio de Janeiro onde é São Paulo Ok então como eu estou fazendo esses filtros a.

    Resposta é true tem filtro true então a função sfilter funciona assim por que que eu falei das outras funções né E tem até naquela outra aula que eu citei Porque além do sfilter que existem ali.

    Outras funções tá ó se eu vi aqui em Nova medida filtros por exemplo eu tenho aqui ó has One Filter o has One Filter ele vai perguntar diferente não vai.

    Perguntar tem filtros ele tá perguntando tem um filtro ou seja se tiver mais de um já não vai responder como a gente quer então nessa outra aula eu explico um pouco melhor dessas outras funções.

    Também mas pro nosso caso de uso dessa aula aqui a gente não vai focar nelas o is Filter é o que a gente precisa somente ela e é exatamente o que vai solucionar aqui esse nosso problema tá.

    Então beleza já tenho aqui o true e agora né agora que já entendi o Filter criamos essas essa medida o que que eu vou fazer eu tenho que fazer um passo a mais aqui por qu o true e fals eu não.

    Vou conseguir utilizar muito bem para filtrar o visual Como assim Ronan por ó ao selecionar o visual tá vendo ó com visual selecionado eu tenho filtros aqui então eu consigo falar para esse visual.

    O seguinte ó mostre somente quando isso for verdade ou seja por exemplo eu posso falar assim ó mostre somente a soma totais tá isso aqui é um exemplo que é maior que.

    2.000 Olha só beleza ele filtrou tudo aquilo que é maior que 20 ó maior que 29.000 olha só ele só tá mostrando que é maior que 29.000 ou seja se eu falar mostre tudo que é maior que.

    999 que que vai acontecer com esse visual vai ficar em branco entenderam aqui a ideia que que eu vou fazer aqui eu vou falar para esse visual mostre somente quando estiver filtrado Olha só.

    Como que a gente vai fazer isso eu vou limpar isso aqui foi só para exemplificar tá ó limpei voltei como estava antes eu vou pegar o tem filtro na coluna estado vou ar tá aqui opa não.

    Tá selecionado visual volta ó selecionei agora sim Pego aqui ó tem filtro na coluna estado que nada mais é tá galera que esse visual que a gente tá vendo bem ali tudo bem então Ó tem filtro na.

    Coluna estado jogo aqui no filtros neste visual Afinal eu quero realizar essa essa eh esse trick né que eu tô fazendo aqui e é essa técnica que a gente tá fazendo aqui Eu quero usar neste visual.

    Nos outros eu não quero que seja afetado então neste visual eu vou falar o quê que eu só quero mostrar quando for true Do mesmo do mesmo jeito que a gente fez só mostrar o que é maior do que 9999.

    Entendeu Tô criando um filtro aqui para este visual e eu quero que só mostre quando for true só que tá vendo quando eu uso um um cálculo que é true ou falso ele não me mostra aqui da forma que eu.

    Preciso tá vendo para criar filtros então eu tenho que transformar esse true em false em numérico em texto qualquer coisa que eu possa colocar em filtros aqui então eu vou voltar aqui nesse tem.

    Filtro na coluna estado e aí aqui tá Galera eu posso tanto Usar texto como número O melhor é número que é eu posso falar ó dar é se tiver filtrado Ó if is Filter se tiver filtrado coloque um.

    Senão zero Quando eu der um enter ó um tem filtro na coluna um então se eu tirar o Rio de Janeiro Ainda tá um se eu tirar o São Paulo ficou zero Por que que ficou zero porque não tem filtros na na.

    Coluna estado Só que eu posso também usar texto não tem problema nenhum tal você tá aprendendo quiser usar texto também podia ser ó e Filter vou escrever filtrado senão eu vou falar é Não.

    Filtrado sem acento aqui tá ó então ó não filtrado quando eu clico em São Paulo filtrado agora com o texto com o número que eu tenho eu posso vir aqui no meu visual certo e ó tá vendo que tá.

    Aqui ó tem filtro na coluna agora ele me mostra a opção de falar eu só quero mostrar dados no visual quando tem filtro na coluna é filtrado olha só que legal ou seria né.

    É igual a 1 se eu tivesse feito com número sacou então ó aplicar e pronto não filtrado ó não aparece nada quando eu clicar em Minas Gerais vai aparecer quando eu clicar em Rio de Janeiro vai.

    Aparecer se eu tiro não aparece nada então é assim que a gente faz para não exibir dados no visual até que o usuário filtre um determinado uma determinada coluna ah Ronan mas eu queria que o.

    Usuário selecionasse três filtros antes de mostrar que que você faria eu eu criaria três medidas ou até mesmo colocaria todos toda essa cláusula aqui if is Filter na estado if is Filter na.

    Cliente if is Filter naquela outra aí sim exibir esse dado Beleza então é algo super simples eu até né demorei para explicar aqui mas é algo tranquilo de se entender tranquilo de fazer mas gosto de.

    Entrar em detalhes tem muita gente iniciando aí no powerback tá acompanhando aqui o canal então né apesar de trazer muita coisa avançada espero que essa coisa básica te ajude aí.

    Uma dica bônus aqui para casos onde você não queira exibir nada mesmo se tinha mais de um filtro como por exemplo se eu selecionar São Paulo e Rio de Janeiro ele tá exibindo porque a resposta de is.

    Filter vai dar true está filtrado em Rio de Janeiro e São Paulo se eu selecionar os três Aqui também tá exibindo e não é muito legal né Afinal tá filtrando toda a tabela e não é algo que eu queria eu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BBv0sCBFR80

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem