NOVIDADE COMO UTILIZAR STORED PROCEDURES DO SQL SERVER NO POWER APPS CANVAS PASSO A PASSO

NOVIDADE COMO UTILIZAR STORED PROCEDURES DO SQL SERVER NO POWER APPS CANVAS PASSO A PASSO Ola meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron Vico e nesse vídeo Nós Vamos explorar uma novidade aqui no power apps que são as stored procedures do SQL.

NOVIDADE COMO UTILIZAR STORED PROCEDURES DO SQL SERVER NO POWER APPS CANVAS PASSO A PASSO

Direto no power apps então se você já usou aí SQL assim como eu em algum projeto em Power apps nós tínhamos que utilizar o automate para se conectar a essas procedures né aqui no canal mesmo.

Eu dei um exemplo de como fazer isso utilizando o almate vou deixar num Card aqui em cima mas a agora a gente não precisa mais do Power automate Pelo menos eu acho tá Por que que eu tô.

Falando porque eu ainda não testei tá então vou testar com vocês nesse vídeo aqui em primeira mão tá não quis testar sozinho gostaria de fazer aqui com vocês o que eu quero dizer para vocês é o.

Seguinte eu vim aqui em configurações tô sempre vendo né as novidades aqui do do Power apps em Recursos futuros eu estava vendo que lançou aqui ó procedimentos armazenados do sk server ou seja chame.

Diretamente esses procedimentos armazenados e agora né você pode estar se perguntando Ronan o que que é um procedimento armazenado né nunca ouvi falar nisso eu sou iniciante aqui na.

Nesse mundo de desenvolvimento calma meu amigo nós temos um curso completo de graça aqui no canal que já tem até uma aula do que é uma histor de proced no skl server tá nesse curso galera é do.

Zero para quem nunca viu banco de dados do zerinho até entender todos os conceitos que você precisa para ser aí né alguém que entende D SQL tá então te convido a conhecer aqui esse curso que é.

Gratuito tá aqui no canal estudo espero que faça bom proveito aí que você curta e compartilhe tudo bem bom Por que que isso é tão legal basicamente sempre que a gente tinha que manipular dados ali no.

SQL nós fazíamos ou mandando para o automate ou diretamente na tabela a gente fez também aqui no canal tá E esse tipo de implementação onde a gente conecta direto aqui ó tá vendo a.

Uma tabela que está no SQL tem diversos problemas tá da gente fazer isso de conectar direto numa tabela não é legal O legal é sempre ter uma procedure seja para inserir uma linha na tabela tá.

Porque a gente consegue controlar ter segurança a gente consegue fazer as coisas de uma forma melhor utilizando aí procedures tudo bem então não é ideal você inserir direto na tabela igual um.

VEJA MAIS AQUI:

    Power apps faz aqui com o sharepoint com

    O próprio com a própria tabela do SQL que a gente tá vendo ali então a gente cria procedures por exemplo uma procedure chamada inserir linha na.

    Tabela alunos e aí eu chamo essa procedure pelo Power apps e lá eu passo nessa procedur o nome por exemplo na tabela aluno o nome do aluno a idade e lá dentro Eu faço o que for necessário.

    No SQL do lado do SQL tá se tá muito confuso Calma fique tranquilo o que eu quero que vocês entendam é o seguinte como a gente já fez né usando aqui esse banco de dados que é o mesmo lá do curso.

    Tá gratuito fiquem à vontade para se conectar a esse banco e testar tá lá no curso curso bom aqui no SQL eu já tô conectado a esse banco de dados e aqui nós vamos ver que a gente tem diversas.

    Tabelas né que nós utilizamos lá no no curso mas indiferente o que eu quero é que por exemplo aqui ó os alunos criaram mais algumas tabelas mas por exemplo ó tb alunos tá vou dar um select nessa.

    Tabela aqui eu tenho essa tabela Se eu quisesse inserir um dado aqui nessa tabela e O legal é que no curso a gente fala PR os os alunos inserirem né aqui o nome Ó que legal a galera inserindo.

    Muito bacana mesmo tá A ideia é o seguinte se eu quisesse inserir um dado nessa tabela eu posso dar um insert into direto nessa tabela aqui certo porém eu posso ter uma procedure para fazer isso.

    Onde eu passo o nome e ã por exemplo a rede social ah R Mas por que que eu não posso inserir dando um Pat né direto sim é como você fazia antigamente né como você faz normalmente nas suas aplicações.

    Mas vamos supor que além de inserir nessa tabela eu quero pegar aqui ó o nome do do aluno criar uma matrícula numa outra tabela e quando criar uma matrícula nessa outra tabela eu quero eh.

    Inserir ou ou gerar um relatório e fazer

    Alguma coisa ou seja eu quero fazer diversos passos que eu sempre quero fazer quando eu crio um aluno entendeu sempre que eu crio um aluno eu quero eh.

    Colocar todo o nome para maiúsculo para garantir que tá a no maiúsculo eu quero fazer alguma validação de dado do tipo ó não pode ter o mesmo aluno com o mesmo nome né sei lá algum tipo de validação E.

    Então eu posso fazer esse tipo de validação de de de tarefa né de função ali dentro da hisor de proceder então é por isso que a gente cria procedur também por questões de segurança Afinal.

    Você compartilha a procedur e não a tabela com seu usuário né então o usuário só pode chamar a procd mas não pode chamar a tabela então todo esse tipo de segurança também é muito.

    Importante aí nas aplicações Tá Mas vamos lá vamos criar aqui Uma procedure para inserir Então os dados na tb aluno Se você não entende ainda de sk não tem problema faça o curso mas eu vou criar.

    Aqui com você tá uma Create proced SP de stor proced ou chama de proc tá também costumava chamar de proc proc inserir Aluno por exemplo inserir aluno a proc inserir aluno vai receber o dois.

    Parâmetros né nome e rede social então eu já vou vir aqui e colocar ó proc inserir aluno e vou colocar que recebe um @nome varchar 50 e e também a sua rede.

    Social varchar 50 tá isso aqui podia ser até opcional né então eu podia colocar como opcional mas não vou colocar não vou deixar assim essa procd faz o quê.

    S certo e começa aqui ó begin e end ou seja tô criando aqui um bloco de comand certo ele vai dar esse erro aqui porque tem coisa aqui em cima deixa eu apagar Beleza o que eu vou fazer colocar o meu.

    Comando aqui dentro desse bend ou seja insert into dbo.tb aluno ã aí aqui eu vou colocar nome né Ó que são as colunas da tabela né nome sua.

    Rede social certo Vales e vou entrar aqui com o meu @nome e com a minha sua rede social ou seja eu acabei de criar uma proced aqui né que vai inserir nessas.

    Colunas esses valores basicamente então quando eu chamar essa procd e passando esses dois parâmetros nome e sua rede social ele vai pegar esses dois valores né substituir aqui e executar Esse.

    Comando tá esse é um exemplo de procd vamos chamar aqui essa criação ó criar comando concluído com êxito ali como vocês viram vai estar aqui ó na programação do seu banco de dados.

    Procedimento armazenado né ou seja proced vai tá aqui ó proc inserir aluno ou seja se eu quiser inserir um aluno agora basta eu chamar ó eec proc ainda não atualizou tá por isso que não tá.

    Vindo no intelisense ó proc inserir aluno e passo que o nome né ó nome é igual a Ronan Test e a rede social por exemplo Ó sua rede social é igual a @on viic Tá vendo quando eu executar essa.

    Proced aqui ó eec ó F5 uma linha afetada ou seja ele executou jogou lá para mim e fez o que tinha que fazer né então se eu der um select Alf dbo.tb aluno aqui pra gente ver essa tabela.

    Novamente a gente vai ver que foi inserido tá vendo ó Ron test bem aqui na tb aluno tudo bem Então qual que é a ideia galera A ideia é a gente ter procedes para fazer algumas tarefas ah.

    Rona mas só inserir não eu posso ter uma procd de excluir aluno eu posso ter uma procd de pegar alunos com a média maior que tanto né posso ter uma viu para isso também né mas eu poderia ter uma proced.

    Por exemplo ó chamada Create proced chamada proc pegar todos todos alunos e aí eu venho aqui ó S begin e entro com o meu select from tb aluno né aqui no caso est usando a.

    Tabela tb aluno então Ó vou criar essa procedure toda vez que eu executar ó eec proc pegar todos os alunos chamou aqui exatamente aquele que tá ali em verde ó tá vendo porque é o que a PR de faz.

    Executa aquelas linhas de comando tudo bem agora depois de tanto ensinamento de SQL né a gente vai voltar lá pro Power apps e tentar utilizar Então essas procedes e ver como que funciona Porque.

    Antes eu tinha que vir aqui no power apps e chamar o Power altimate né eu tinha que chamar o Power altimate para executar essa procedura e me trazer o retorno agora Teoricamente tá falando.

    Que não precisa mais então para isso recursos futuros vamos lá embaixo né Vamos ativar isso aqui né ó ativar o procedimento armazenado que está em versão de testes ainda né Não utiliza em.

    Produção vou fechar salvar né para garantir que tá funcionando e reabrir tá Eu sempre faço isso para garantir tá que tá tudo ok então ó salvei reabri vamos ver aqui se ainda está marcado na.

    Configuração ali já abr aqui vamos ver se está ativado lá ainda Beleza vamos testar vamos ver como é que funciona então né e eu vou pegar primeira coisa que eu vou fazer é criar uma tela em.

    Branco aqui tá só para não atrapalhar a gente show e vamos usar proedu de pegar todos os alunos primeiro eu quero pegar os alunos e jogar numa Collection né Vamos testar isso aqui como que eu vou.

    Fazer bom primeiro eu vou no conector porque eu acho que está nos conectores né não tenho certeza vamos ver se tá aqui ó vou conectar o SQL server né ó skl server Opa calma aí SQ server clico.

    Aqui clico aqui na minha conexão E olha que legal acertei ó procedimentos armazenados vai est todos os procedimentos que eu tenho acesso aqui in inclusive os que eu criei pô isso.

    Aqui é muito legal eu tô muito empolgado com isso aqui tá galera porque isso aqui vai ajudar demais eu tinha que ficar criando coisa no al não preciso mais olha só que legal muito legal isso aqui.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uyqqgMbWIio

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem