Relacionamentos - Neurociências - Dra. Rosana Alves #Mensagem (Completa)

Relacionamentos - Neurociências - Dra. Rosana Alves #Mensagem (Completa) Eu voltar vou trazer neste momento uma proposta diferente do que eu havia pensado porque pela manhã à portacumprimentando vocês algumas pessoas e vai falar disso você pode responder à pergunta eu tenho curiosidade sobre issoentão eu mudei eu não vim com uma palestra para dar pra vocês mas vou abrir para perguntas vamos fazer assimporque vocês podem às vezes tem curiosidade de alguma coisa uma dúvidaou uma vizinha tem uma dificuldade que você quer perguntar sabe sempre outro
Relacionamentos - Neurociências - Dra. Rosana Alves #Mensagem (Completa)

cola eu sempre acredito que está falando de alguém tá nunca desconfiou que na suacasa prometo pra vocês então vamos combinar de ser assim todo mundo que me conhece já neto nãosabe quem eu sou só rosana casada com andré mãe de angelina é o principal de tudo e ela tádormindo pastoral ficou tão feliz o nome dela ser citado dizendo é sempre pergunta ele vai falar meu nome estáfalando na frente aí a hora que fala francês ele está falando de mim ela não

gosta de aparecer mas eu sou neurocientista as pessoas ficam meperguntando qual é a minha formação primeira nem a minha graduação em psicologia ok quando eu estava no segundo ano depsicologia que eu já fui pra neurociência trabalhar como pesquisadora numa época que a neurociência ainda nemera tão divulgada no brasil começando licença 20 anos atrás numa época que acomunidade de neurocientistas do brasil a sociedade brasileira de neurociências não tinha nem 200 membros

eu sou velha não é só uma desconfiança é verdade e na época parecia meio estranhouma psicóloga para a neurociência os professores nenhum deles concordou achar que eu estava acabando com a minhacarreira porque não fazia muito sentido na minha cabeça fazia todo o sentido e hoje todo mundo sabe que faz sentido néentão essa é a minha história alguém quer começar com uma pergunta eu posso começar com uma que me fizeram a portaposso começar com a que me fizeram a porta porque a pessoa não precisa nem se manifestar agora sim doutor eu fiquei muito

interessado em saber como essa coisa dessa relação difícil entre sogra agora acho que ela representa a angústiada maioria né porque é uma relação difícil vou começar falando disso toca abanda escreveu um livro sobre relacionamentos eu uso a história da sogra e nora para falar sobre os nossos relacionamentosdifíceis né não que a minha seja até querido ama sua mãefofa demais eu tenho que achar que ele é a cara da

mãe dele branco tem como fugir disso seria tão contraditório ao contrário sóque ela tem os olhos azuis a minha sogra né ora passado que vem meu cunhado está aqui conosco está chegando o brasilnunca foi a uma igreja gente está na saúde nós queremos trazê lo aqui édifícil porque são duas pessoas que mesmo inconscientemente estão disputandoum lugar único lugar e talvez porque as duas estão tentando provar que tenha

razão o que merece o amor do outro mais do que a outra pessoa entendem a ideia claroque isso me remete a outras coisas que passam pela base dos nossos relacionamentos primeiro o respeito quea gente tem que ter pelo outro independente do que nós achamos do outro às vezes a nora acha que a sogra não temque se meter na educação dos filhos dela ela já teve oportunidade de educar o deus dela porque ela quer falar dos meusao mesmo tempo aquela mulher que a sogra era referência na vida do filho e agora

ela divide esse lugar com uma outra mulher que veio de fora para ocupar esse lugareu acho que nós temos talvez uma grande dificuldade agora ampliando para osnossos relacionamentos eu tenho refletido muito disso as pessoas estãoparece que disputando amores né o economizando os seus amores eu achomuito estranho quando eu vejo alguém falar assim aí não porque eu gosto eu gosto mais do

filho tal do que o ciclo ano do que o outro porque eles são diferentes ela me escuta mais é escutar - ele estuda maisela estuda menos já vi tantos filhos reclamaria se não meu pai gosta mais de fulano do que demim e eu acho que a forma que nós interpretamos o amor os nossosrelacionamentos que é muito complicado a minha mãe estava até falando disso aqui hoje nós temos algumas coisas emcomum né somos em cinco filhos em casa aquela também o irmão mais novo é o caçula

somos quatro meninas eu só do meio até lá é que somos bonitas acho que isso é o que mais parecem entre nóslindas só não vou falar casadas com homens bonitos porque o andré tá muito acima de tudo issouma pastora ajeitadinho que ele disse eaí eu sempre achei tão interessante a forma que minha mãe do com a gente sempre foi muito interessante é uma sóvez até a 4ª série do ensino fundamental mas de uma sabedoria absurda

pensa bem se quatro meninas as nossas diferenças de idade são muito poucas emcasa o irmão mais velho com a segunda um ano e meio com a minha outra irmã são dois anos é tudo assim em casa tudopertinho um do outro a minha irmã nasceu em 80 o meu irmão caçula nasceu em 83 e no meio ainda teveum irmão que faleceu entende é tudo juntinho ali e como você administra tudoisso né e nós em casa de características somos muito diferentes

muito eu a mais dócil de todas fofa a assim a mãe tiver certeza masacho tão interessante que a minha mãe sempre falou isso amor é igual tratamento é diferentenão é porque cada um é diferente você não pode tratar iguais os que são diferentese aí nós achamos que as relações elas têm que ser tudo igualzinho que andou pra você tem que ser colocado pra vocêque é igual a que eu trato ele mesmo falou se não era falar pra mim que se eu

desobedeceu não ia com ela feira eu vou dar o meu comportamento o meu irmão podia bater a cabeça dele no

chão e ele não mudava o comportamento entende a idéia então se você trata de forma diferente os que são demas o amor é o mesmo a gente tem que entender que a gente ama todo mundo mesmo que a afinidade seja diferenteo amor que você sente pelo seu filho é um amor tão real quanto que a esposasente por ele ea gente tem que aprender a lidar com esses a música a gente não tá disputando amor de ninguém

o amor que eu conquisto é meu o amor que eu dou para alguém é diferente daexpressão do amor que o do outro mas é tudo amor que a gente precisa ensinar isso pra filho ea gente não pode deixaras pessoas serem cruéis com os nossos filhos achei interessante quando a minha irmã mais nova do que eu estava grávida domeu sobrinho rafael ela já tinha a eliza e um de alguém a minha irmã já comaquele barrigão assim andando com a minha com a minha sobrinha alguém chegou e falou assim e aproveita o colo da

mamãe porque daqui a pouco seu irmãozinho nasce você pede colo é má nahora falou assim e jamais você vai perder o colo filha mãe tem duas pernascento em cada em cada uma das pernas ninguém pede amor porque o irmão mais novo tal que a gente tem que mudar essaforma a enfim entenda porque a mamãe precisa cuidar mais do caçula viu quandoo meu irmão nasceu desculpa eu gosto de falar das minhas histórias pra não expor as pessoas têm tudo que tiver de exemplo da minha casa

vou falar da minha casa depois eu me acerto com os meus irmãos mais fácil com eles do que o paciente tem com todas as coisas pra mim néfoi tão interessante quando a minha mãe estava grávida do meu irmão caçula elasabia que parecia que elas em janeiro que é quando eu fazia aniversário ea minha mãe diz assim olha eu vou ganharum bebê ele vai ser o seu presente de aniversário ele vai nascer sem saber fazer nada e você que vai me ajudar eensinar o seu irmão o azar do meu irmão é que ele nasceu no dia do meu

aniversário aí eu achei que ele era meu davamamadeira quente na boca minha mãe distraía colocava madeira porque aqueleera o meu bebê ele não veio para disputar um lugar ele veio pra mostrar que eu crescieu tinha coisas pra ele sabe eu ainda vou perguntar problema como ela conseguiu fazer issoeu e meu irmão somos do mesmo dia tudo parto normal ea minha irmã com meu outro

irmão que faleceu também no mesmo dia do parto normal é incrível não adiantou nada que a gente não tinhafesta mesmo assim mesmo o economista nuno rola a festa em casa mas a gente tem que aprender a ter relacionamentossaudáveis e relacionamento saudável não significa que a gente concorda com tudoque a gente é igual em tudo que tudo é perfeito mas a gente tem que aprender aviver bem com as pessoas e isso é um exercício é mudança de pensamento

eu confesso que às vezes assim muito assim dois anos de casados só de vez em quando eu fiquei bravo com o andréporque eu sou uma cantora mas de verdade eu criei um pensamentopara quando eu fico bravo um pensamento tem homem que ficou interessado mulher também eu me faço uma pergunta quando eume irrito com alguma coisa porque foi mesmo que eu casei com ele sem brincadeira aí eu começo a lembrarporque eu casei com andré ayew lembro das qualidades que ele tem que são

infinitamente superiores àquele negócio que ele fez não tem nem idéiaa gente precisa aprender a ter um olhar mais amplo para as nossas relações não oque o outro fez aqui ó passou por mim não me cumprimentou que esse é o fim da vida eu nem sei porque o outro não mecumprimentou eu nem sei por que o outro gosta mais de sentar do lado de fulano do que de mimporque eu tô falando disso porque o que mina as nossas relações não só as coisas grandes são as pequenas

é ou não é está comprovado que é mais fácil um casal sobreviver por exemplo aum adultério é uma traição do que as coisas pequenas da vida numa lista feita pela vida pela uma dessas produtoras defilme w warner bros isso é uma pesquisa que elesfizeram para listar os dez principais motivos da separação de um casal sabe quais foram as coisasque apareceram lá em cima falta de higiene do marido um homem faz

tão bem tomar banho sério é muito bom eu sei que não serve para todos mas sem

brincadeira é uma reclamação que as mulheres me trazem ele chega a noite cheia de amor mas não chega cheio decheiro bom nerd cheiro chega às vezes falta de higiene desleixo com a roupameninas a nossa casa não pode estar mais arrumada do que nósok silêncio mortal desculpa seu marido

prefere ver você bonita do que a louça lavada não é homens não é as pessoas láde fora do seu convívio do seu emprego tudo não te podem ver mais bonito do queas pessoas que de fato se importam dentro de casa judeus mulambo tudo fora porque aspessoas de fora tem que me ver bonita e arrumada e dentro de casa a gente anda de qualquer jeito a gente tem quevalorizar os nossos relacionamentos com as pessoas que estão junto da gente e minha mãe ensinou uma coisa pra gente

não vai dormir sem pentear o cabelo era a coisa mais linda gente morava numa casa com banheiro só quase toda a vidaantes de deitar a minha mãe ia ao banheiro pentear o cabelo pra dormir olha só ela falou assim e no final dodia a gente já fez tanta coisa que eu estou desanimada não vou dormir de qualquer jeito teve seis filhosolha só que coisa incrível a gente tem que dar o nosso melhor emcasa uma vez só fala com uma pessoa ela fosse mas eu não consigo controlar quando eu já estou gritando tá fazer

quando estiver gritando até usar esse exemplo com as meninas você está gritando se o seu chefe deligar alguém que você se importa ligar você atende ao telefone gritando nãoentão você consegue controlar é que você acha que aquela pessoa merece o seucontrole com quem você está gritando não merece não pensa na hora que você estádescontrolado se chegar àquela pessoa a quem você quer ou impressionar você tem devem respeito se você consegue se

controlar se você consegue porque você tem essa capacidade sim não é a relação com asogra que é difícil relação conosco mesmo que é difícil a gente está muitoinquieto com os nossos sentimentos perdidos no meio de tanta função que a gente tem para fazer néem duma uma uma posição social que todos nós ocupamos dentro da nossas da nossaesfera todo mundo culpa ea gente está muito preocupado com tudo isso e estamos

mesmo perdendo um pouco a nossa essência e aí como nós não damos conta de nós mesmos transferimos para os outros aresponsabilidade sobre os nossos sentimentos e aí começa a grande confusão mas agora para terminar essahistória de sobra para deixar o coração de todo mundo bem aliviado sogra uma relação indissolúvel pela leivocê tem ex marido mas não tem e sogra sabiam disso sogra é pra sempre inclusive se elaprecisar de ajuda financeira mesmo que você já esteja separado do filho dela por exemplo ela pode diante

do juiz pedir pra você uma pensão e juíza reconhece como sua família prasempre se casou dez vezes a mãe de g é isso foi amparada para sempre éindissolúvel pela lei aqui nos estados unidos e no brasil também uma relação para sempre então não existe e sogras e não conseguese livrar então viva bemdepende do ponto de vista exatamente

dependendo das relações porque a gente tem que cuidar das nossas relações a lição pra sempre mesmo que a lei dissesse o contrário mascomo sempre uma notícia assim vem cada vêm junto com uma notícia boa a partir de 2016 no brasil cunhado não é maisparente sabiam disso cunhado não é considerado mais parentepela legislação brasileira pelo menos eu vou olhar se nos estados unidos também mudou mas no brasil cunhado não é parente maispude mais amo todos os meus cunhados

elmont mas vou abrir para vocês pra perguntas alguém é uma pergunta que quer fazer dequalquer área sim no trabalhoapesar do claro é verdade bonita assim écomplicado mesmo é você tem que falar para ela assim não é que eu estou arrumado eu sou amada é diferente né agente ache que a gente é a gente se mantém né é isso mesmo tem que andar armado assim

imagina no meu caso com esse tamanho cansei de ser humilhada no consultório na faculdadeo mocinho se pode chamar de doutoraquantas vezes imagina agora já estou com cara de 40 mesmo mas imagina quando eucomecei na psicologia uma vez uma mãe teve coragem de falar pra mim néaí a gente conversando do filho dela conversando conversando conversando e chega uma hora que assim eu tô tão incomodado que eu preciso falar se vai

dar conta de cuidar do meu filho que já atou novinha que eu tenho como o dado tô com medo de sair da sala e deixar vocêsfazem porque acho que os dois vão ficar brincando eu falei assim queria eu já tenho 35 anos ela ficou uma vergonhative que dar documento para entrar em um ônibus em são paulo de fazer doutorado então a gente já não têm respeito com otamanho se a gente não se arruma fica pior ainda né mas no rio não gente é terrível é tempoalguém tem uma pergunta pra fazer senão eu vou falando sim ato acabou de

escrever um livro para adolescentes e jovens acabando de escrever é um períodoque as pessoas ainda fala assim puxa adolescência não existe agora existe como é tudo isso o que de fato aconteceé um período se muito específico até pensando em desenvolvimento neurológicovocê tem toda uma alteração do cérebro para que eles se organizem como o cérebro maduro então ele da última comoa gente faça uma bagunçada para reorganizar então por exemplo é um período que se

você introduz por exemplo abuso de drogas você pode mudar toda forma desse certoorganizar e você pode ter consequências para o resto da vidavocê pode mexer não só com a parte de alguns neurotransmissores que a genteescuta tanto falar nenhum abuso de drogas como dopamina tal mas você pode mexer por exemplo com ocitocina que tema ver com as nossas relações sociais então é um período 5 por exemplo as

pessoas têm muita dificuldade de falar disso mas é um período que se duvida da existência de deusé muito comum porque porque até mais ou menos 12 13 anos de idadeo nosso cérebro ainda não é capaz de fazer habitações completas sempre o raciocínio precisapartir de algo concreto ok então ele só consegue pensar assim que é a mulher do cabelo preto é teucabelo mais escuro do que o cabelo da loira e tem parte sempre de um exemplo concreto para poder pensar ok

a partir dos 13 anos o cérebro com essa alteração ele já consegue fazer uma abstraçãocompleta pensar nas coisas que são só abstratas tá não é à toa que a gente vai aprenderlogo na base de 10 lá por volta dos 13 anos de idade para quem aprendeu némas aí por exemplo deus é um pensamento completamente abstrato falando de pensamento tanto falam de teologia nãoentão é o período que ele vai começar a pensar a quem de fato a deus até então ele pensava como criança a

essa minha sobrinha luiza quando andava com os 34 anos ela perguntou pra minha irmã mãe de deus é maior que todas ascoisas de mansinho deus é maior que todas as coisas fossem então como ele cabe no céuseria maior que o seu peso porque o pensamento é concreto como que lhe cabe no céu ea minha irmã já faz exameresponde essa pra mim você agora sou eu fizer sua na hora minha sobrinharesolver o problema a mãe precisa responder não já sei ele fica sentado com as pernas penduradas olha só que coisa incrível e

ela se ela se satisfez com a resposta dela porque por que parte sempre do concreto ok na adolescência a gente brinca isso éreal o adolescente ganhou um brinquedo novo que é o cérebro e agora ele tem essacapacidade de pensar de forma plena e muitas vezes quando você chama o adolescente isso que você está fazendotanto no 4 nada mãe tô aqui pensando acredito que muitas vezes ele está pensando mesmo porque ele tem um cérebronovo ele está exercitando e sempre é que já faz tempo que isso aconteceu com a gente ea gente esquece mas é um

pensamento novo é um cérebro novo não é à toa que eles têm solução para todos os problemas do mundo pensa em políticaresolvem isso resolvem aquilo se eles fossem tal coisa eles fariam isso então é um cérebro novo e esse cérebrotambém sob influência dessa nova fase zonal que também muda a forma de pensareles estão vivendo a gente fala de um luto muito importante a adolescência éum período de muitos lutos luto para psicologia são todas as perdas significativas está a dizer a morte de

alguém perda significativa luto e eles estão numa fase de luta muito intensaestão perdendo os pais na infância não é não são os pais mais que os que o tratada mesma forma que o tratava ele perdeu está perdendo o corpo de criançaos amigos de crianças o cuidado de crianças está perdendo tudo que era da infância só que ele ainda não é adulto ele estáperdendo sem ganhar nada porque é uma fase de transição ele não tem mais o corpo do menino mas

ele também nunca tem um corpo ainda do homem entende ele não tem mais os paisna infância mas ele tem pais que são muito mudou muito de opinião quanto aele porque uma hora exige que ele tem um comportamento de adulto o seu tamanho pra agir como a criança não você não vaiporque você ainda não tem idade pra eles entendem a idéia do que é isso é tantoque a adolescência vem do verbo latim que adoecer crescer para ou seja alguém

que não está numa fase definitivo é tanto que a abertura que é uma psicólogaargentina ela escreveu um dos livros mais fantásticos para mim sobre adolescência - é um livro muito antigoque a síndrome da adolescência normal e é tão interessante por ela usar essetermo é síndrome da adolescência normal é um conjunto de características que sãonormais por estarem na adolescência mas que se fosse qualquer outra fase da vida seria uma síndrome não tem nem idéia

e de fato é um tempo muito peculiar e de alterações físicas e emocionais ondeeles ainda não estão inseridos num contexto que seja completamente deles eles estão numa transição e é nessemomento que a gente precisa ter sabedoria para lidar com os meninos e meninas a gente podia falar sobre isso né queestão saindo da igreja que eles não estão obedecendo quais as dicas são infalíveisvocê quer mesmo saber quanto tempo que dura eu acho que a ilusão é tão boa e

ignorância protege tanto na verdade comportamento do adolescente hoje temmudado muito a fase então hoje a gente está falando de uma adolescência que vai dos três aos 25anos de idade pode chegar até os 25 a organização mundial da saúde até porvolta dos 21 22 anos de idade que por um lado faz sentido porque é por volta dos25 anos de idade que o nosso cérebro de fato amadurece o nosso corpo também não

tem gente que chega aos 40 como a minha mãe diz tem gente queenvelhece não amadurece né então é por volta dos seus 21 22 anosmas de fato a maturidade vai ser alcançada por volta dos 25 é tanto que agente brinca que por exemplo o corpo de um brinca isso é científico o corpo da mulher por exemplo só está de fatopreparado para uma gravidez por volta dos 25 anos de idade incrível né então é por aí que o cérebro

também termina o seu amadurecimento chega no seu na sua forma final e porquea gente como a gente sabe disso por exemplo nós temos quatro pré frontalque todo mundo escuta falar o tempo todo né tomada de decisão refletida córtex pré frontal que a medula que a estruturaque está envolvida com os nossos nossos comportamentos e emoções mais exuberanteseu tenho que repetir isso sempre amígdala cerebral garganta tonsilas palatinas ok ninguém tem informação de

amígdala tá ninguém tem amigdalite a gente tem tons ility amigdalite umproblema seríssimo deus queira que não mais por exemplo nósadultos nós temos a capacidade de controlar os impulsos da amígdala porqueé tanto que de manhã quando você já estava com vontade de ir embora com fome querendo ser bom terminar se vocês nãoforam ficaram sentados ouvindo sorrindo pra mim por que por que o córtex pré-frontal ficou assim eu sei que você está com

fome eu sei que você está cansado mas você vai escutar fica até o final é isso que quatro pré frontal fica fazendo otempo todo no adolescente não acontece esse freio dessa forma a amígdala muitasvezes elas se sobrepõe ao córtex pré-frontal não obedece e é por isso queo adolescente é mais impulsivo do que nós por isso que se lançam mais para o abuso de drogas fala o que querdesafia faz tudo parou por um lado isso gente faz aqui terrível mas por outro

lado isso é muito na isso é muito necessário porque senão a gente não teria coragem de enfrentar o vestibulardifícil por exemplo no brasil porque a gente teria medo é ficar o tempo todo fazendo o cálculo a gente não casavaentendeu então essa impossibilidade é que nos lança para coisas bacanas edesafiadoras também e é isso que a gente tem que equilibrar no adolescentemas é uma fase de transição sim é uma fase que traz muita alegria mas também muita angústia para adolescente a gente

precisa entender isso essa alteração de humor super normal porque essa alteração também tem a vercom a flutuação hormonal o amor ainda não entrou na na sua normalidade então a flutuação do humor também émuito natural na adolescência e um dia ele quer seu beijo é seu carinho em seu colo no outrodia ele quer fingir que você não existe e nem eles se aguenta muitas vezes porque nem ele se entende com essamudança ele quer ser diferente não consegue muitas vezes e por isso que

existe pai mãe igreja comunidade para que nós sejamos o suporte e não aqueletipo de gente chata que existe em terras distantes porque na minha da minha épocaa gente era tão de fernandão na época do meu pai que tem 70 anos e já ficava nosbailinhos as meninas me ajudam muito a história de fugir de um baile que tinha ficado com uma menina e ele ia chegar lá="

AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o blog nos permite continuar a fazer conteúdo como este.Toda a responsabilidade pelo conteúdo do vídeo é do produtor do canal do youtube. Canal do autor: https://www.youtube.com/watch?v=N8wQvS0Ubk8

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem