Confraria de Mulheres com Helena Tannure - Ep 37 - A Mulher Samaritana

Confraria de Mulheres com Helena Tannure - Ep 37 - A Mulher Samaritana Olá sejam bem-vindas a mais um Confraria de mulheres esse espaço que para nós nos encontrarmos semanalmente mesmo que seja virtual o meu desejo era que essa.

Confraria de Mulheres com Helena Tannure - Ep 37 - A Mulher Samaritana

Cadeira aqui ó fosse ocupada por você minha amiga mas já que não é possível nesses dias que a gente tá vivendo então a gente se encontra aqui mesmo no ambiente virtual para juntas aprendermos.

Com as mulheres da Bíblia por isso que se chama Confraria de mulheres E hoje nós vamos aprender com uma mulher que você conhece bem a maioria de nós conhece essa mulher e a Bíblia também.

Não fala o nome dela gente quanta mulher sem nome nome mas como a história que nos influencia até hoje não é nós estamos falando da mulher de Samaria A Mulher Samaritana que tá descrita em.

João Capítulo 4 e nós vamos ler no Capítulo 4 de João a partir do verso 3 vamos lá quando o senhor ficou sabendo saiu da Judeia e voltou uma vez mais a Galileia era-lhe.

Necessário passar por Samaria assim chegou uma cidade de Samaria chamada sicar perto das terras que Jacó dera a seu filho José havia ali o posto de Jacó Jesus cansado da viagem sentou-se à.

Beira do poço e isso se deu por volta do meio-dia nisso veio uma mulher samaritana tirar água disse-lhe Jesus dê-me um pouco de água os seus discípulos tinham ido à cidade comprar.

Comida a Mulher Samaritana lhe perguntou como o senhor sendo judeu pede a mim uma samaritana água para beber pois os juDeus não se dão bem comos samaritanos Jesus lhe respondeu se você conhecesse o.

Dom de Deus e quem está pedindo água você lhe teria pedido e ele daria dado água e você receberia Água Viva disse a mulher o senhor não tem com que tirar a água e o poço é fundo onde pode.

Conseguir essa água viva acaso o senhor é maior do que o nosso Pai Jacó que nos deu o poço do qual ele mesmo bebeu com seus filhos e seu gado Jesus respondeu Quem beber dessa água terá sede outra.

Vez mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede ao contrário a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna a mulher lhe disse Senhor dê-me.

Dessa água para que eu não tenha mais sede nem precise voltar aqui para tirar água ele lhe disse vá Chame o seu marido e volte não tenho marido respondeu ela disse-lhe Jesus você falou corretamente.

    Dizendo que não tem marido o fato é que

    Você já teve cinco e o homem com quem você vive agora não é seu marido o que você acabou de dizer é verdade disse-lhe a mulher senhor vejo que é profeta.

    Nossos antepassados adoraram nesse monte mas vocês juDeus dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve Adorar Jesus declarou crê em mim mulher está próxima a hora em que vocês não adorarão o pai que vocês.

    Não adorarão o pai nem nesse monte nem em Jerusalém vocês samaritanos adoram o que não conhecem nós adoramos o que conhecemos pois a salvação vem dos juDeus no entanto está chegando a hora.

    De e de fato já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade são estes os adoradores que o pai procura Deus é Espírito E é necessário que os seus.

    Adoradores o adorem em espírito e em verdade disse a mulher eu sei que o Messias chamado Cristo está para vir quando ele vier explicará tudo isso para nós então Jesus declarou eu sou o.

    Messias eu que estou falando com você Uau Gente esse texto ele é um texto desconcertante porque primeiro não era dado às mulheres conversar com um homem um homem desconhecido e um mestre Como.

    Jesus era não era permitido não era aceito culturalmente e essa mulher era mulher samaritana os juDeus gente eh a a a Richa entre os juDeus e samaritanos.

    Era tão séria que se um judeu bebesse na cuia de onde um samaritano de um samaritano né a cuia ou comesse no prato de um samaritano ele era considerado cerimonialmente imundo tamanha era a a a.

    Animosidade entre entre os dois povos entre as duas raças né vamos dizer assim e eles não se toleravam mesmo se odiavam então o que que aconteceu Jesus quebrou todos os parados.

    Ele se dirigiu a uma mulher samaritana e

    Pede a ela dê-me de beber e ele não tinha com que tirar por isso que ela pergunta você vai beber com quê o poço é fundo Cadê sua vasilha Ou seja você não.

    Vai você sendo judeu não vai beber na minha vasilha que é de uma Samaritana entende e aí Jesus começa a conversar com essa mulher e e tem aqui uma uma palavra de ensino para essa mulher eu.

    Acho curioso que a primeira coisa que ela quis saber é onde o lugar da adoração isso mostra uma inclinação dessa mulher a saber o que é correto alguns estudiosos Eu já vi o parecer de.

    Alguns estudiosos sobre a Bíblia sobre a cultura bíblica sobre as mulheres e alguns acreditam eu não sei se isso procede tá gente eu só estou repassando a vocês o que eu já ouvi da boca de.

    Pessoas que estudam muito a Bíblia e eu ouvi desse homem que talvez o motivo dessa mulher ter cinco vezes sido repudiada Talvez seja não por uma infidelidade não por uma impureza sexual.

    Mas provavelmente por ela ter muitas perguntas falar demais e não ter medo de de dizer suas ideias era uma coisa inadmissível numa mulher daquela cultura ela fazer Tantas perguntas e assim meio.

    Que de igual para igual sabe a gente vê essa mulher conversando com Jesus assim como uma teóloga né aqui me me explica aqui direito como é que é esse negócio nós falamos que o lugar de adorar aqui.

    Vocês dizem que o lugar de adorar em Jerusalém como é que isso se dá quer dizer você vê uma mulher conversando sobre assuntos que provavelmente mulheres não conversavam com homens e.

    Alguns estudiosos acreditam né tem essa linha de pensamento que essa mulher talvez tenha sido repudiada por cinco maridos por ela falar demais ou querer saber demais ou por ter um pensamento.

    Talvez avançado dentro do seu padrão cultural avançado demais para ser tolerado por uma sociedade que realmente tinha a mulher numa outra posição mas Jesus vem se encontrar com essa mulher o.

    Texto diz que era al necessário passar por Samaria mas a gente sabe que geograficamente tinha jeito de Jesus fazer outro caminho mais longo verdade mas era lhe necessário passar por.

    Samaria me diz me fala que ele tinha uma necessidade de passar por lá não apenas geográfica ao ponto de mandar todos os seus discípulos comprarem pão é curioso No mínimo a gente vê 12 comprando pão.

    Para 13 não ficou ninguém com Jesus ele ficou só por que será que ele queria ficar só é tão interessante que quando você continua lendo o texto você percebe que quando eles voltam os discípulos.

    Voltam o texto diz assim que eles estranharam que Jesus estivesse falando com uma mulher samaritana então provavelmente Jesus não ia conseguir conversar com essa mulher em paz se pelo.

    Menos Pedro tivesse por perto né vem esse questionamento que que que que você tá falando aí mulher que dá logo essa água aí sei lá né mas Jesus dispensou os 12 discípulos e ficou a sós na na beira.

    Do poço e vem ter essa conversa com uma mulher que provavel aquele aquele horário não era o horário das mulheres iram a irem ao poço normalmente as mulheres iram iam ao poço ainda de.

    Madrugada né quando o sol estava baixo e e essa foi no no horário mais quente mais pleno do Sol provavelmente querendo evitar a companhia de outras mulheres né E algumas pessoas pensam assim talvez.

    Por para evitar os olhares de acusação né enfim eles começam a conversar e Jesus revela algo sobre ela Jesus né é eu você tem você disse bem que não tem marido.

    Porque você já teve cinco e esse que você tá não é seu marido então Jesus foi na questão e ela fala imediatamente ela reconhece eu vejo que o senhor é profeta e quando ela descobriu que ele era um.

    Profeta ela não tentou ficar se justificando Pois é eu tive cinco aconteceu isso aconteceu aquilo aconteceu aquilo outro esse outro que eu tô não ela não tentou se justificar ela.

    Não tentou se explicar quando ela soube que ela estava diante de um homem de Deus quando ela reconhece que ele é um profeta o que que ela quis saber onde é o lugar da adoração isso mostra pra.

    Gente uma mulher que tinha sede sede de Deus sede de conhecer Deus sede de fazer o que é certo porque senão gente a única coisa que ela ia querer saber é onde é o lugar onde se deve adorar e Jesus se.

    Revela a ela Jesus diz a ela coisas que ele não disse aos seus discípulos eu sou o Messias eu que falo contigo muitas vezes né ele ele lá lá em em em cesareia de Filipe por exemplo ele.

    Pergunta o que que as pessoas estão dizendo que eu sou quem elas dizem que eu sou Ah o Messias O Elias não sei o qu não sei o quê e vocês quem vocês dizem que eu sou foi quando Pedro fez a.

    Confissão tu és o cristo filho do Deus vivo mas para essa mulher na beira do posto em Samaria ele fala eu sou eu sou m Messias e o resultado da sede dessa mulher e o resultado dessa revelação de.

    Jesus é que ela se tornou a primeira Missionária em Samaria ela voltou paraa sua cidade e ela anunciou tudo que tinha acontecido a conversa que ela tinha tido com Jesus e.

    As pessoas então saíram da cidade e foram Procurar Jesus não interessa a vida que você leva não interessa o seu passado não não interessa quantos maridos passaram ou.

    Quantos homens tenham passado pela sua cama não interessa o seu passado quando você se encontra com a fonte da água da vida ele mata a sua sede e planta em você como diz o texto se a gente.

    Continuar lendo uma fonte a jorrar para a vida eterna e os propósitos de Deus começam a ser cumpridos em você e às vezes aquilo que você despreza Às vezes você pensa assim ah mas Deus vai usar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Cog34N_G-BY

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem